Engana-se quem pensa que, em uma entrevista de emprego, somente o recrutador possa fazer perguntas. O candidato à vaga de emprego também pode elaborar questões. Aliás, essa atitude pode aumentar as suas chances de ocupar o cargo para o qual está se candidatando, porque isso demonstra que você está de fato interessado em fazer parte da empresa.
Além disso, tal iniciativa torna o profissional diferenciado diante do recrutador em relação aos demais candidatos. Porém, as perguntas a serem feitas devem ser pertinentes e voltadas para a empresa e para o cargo. Caso contrário, elas podem custar ao profissional a tal sonhada vaga no mercado de trabalho.
Sabendo disso, o Concursos no Brasil selecionou 8 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego e que irão ajudar você, profissional, a deixar uma boa impressão em seu recrutador e aumentar as chances de conseguir aquela vaga que tanto deseja.
8 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego
1. Pergunte sobre a cultura da organização
Uma das perguntas para fazer em uma entrevista de emprego é sobre a cultura da organização. Com ela, você terá um melhor entendimento sobre o clima organizacional, a rotina da empresa, como são as relações interpessoais e como é o ambiente de trabalho. A resposta a essa pergunta também irá te ajudar a analisar se o seu perfil encaixa com o da companhia.
2. Pergunte sobre os objetivos da empresa para um futuro próximo
Quando estiver em uma entrevista de emprego, pergunte ao recrutador sobre os objetivos da empresa para um futuro próximo. Ao fazer isso, você demonstrará que tem conhecimento sobre a companhia. Além disso, a pergunta o ajudará a descobrir se a companhia está atualmente alcançando suas metas ou tem atuado para gerenciar alguma crise.
3. Pergunte como a empresa incentiva seus colaboradores
Outra pergunta que você pode fazer em uma entrevista de emprego é como a empresa incentiva seus colaboradores a evoluírem profissionalmente. Ao fazer isso, você deixará claro ao seu recrutador que deseja permanecer na empresa e construir uma carreira na companhia.
Além disso, com essa pergunta, você terá a oportunidade de saber se a empresa oferece programas de treinamentos, palestras, cursos de capacitação, entre outros.
4. Pergunte como seu trabalho pode gerar resultado
Em uma entrevista de emprego, pergunte ao recrutador como seu trabalho pode gerar resultados para a empresa. A resposta ajudará a desenvolver estratégias e planos de ação para desenvolver a sua função de modo a trazer resultados positivos.
5. Pergunte como é a rotina do cargo
Pergunte como é a rotina do cargo para o qual você está se candidatando. Ao fazer isso, você terá clareza sobre as funções que irá desempenhar e se elas estão de acordo com o que deseja para a sua carreira profissional.
6. Pergunte sobre os desafios da empresa
Outra pergunta que você pode fazer em uma entrevista de emprego é sobre os desafios que a empresa tem enfrentado. Com ela, você descobrirá qual o momento atual da companhia, as dificuldades pelas quais tem passado e como o seu trabalho pode ajudar a empresa a superar os desafios.
7. Pergunte como seria a pessoa ideal para o cargo
No momento da entrevista de emprego, pergunte ao seu recrutador como seria a pessoa ideal para ocupar o cargo ao qual você está se candidatando. Assim, você descobrirá quais as competências e habilidades considera importantes para a função.
8. Pergunte sobre as próximas etapas do processo seletivo
Outra pergunta que você pode fazer em uma entrevista de emprego é sobre quais serão as próximas etapas do processo seletivo. Com ela, você terá uma ideia de quanto tempo deverá esperar por um retorno e, em caso da existência de outras etapas, terá a oportunidade de se preparar.
Não faça estas perguntas em uma entrevista de emprego
Se você deseja ocupar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho, é importante ficar atento às perguntas que não devem ser feitas em uma entrevista de emprego, pois elas podem colocar a sua vaga em risco.
Em uma entrevista de emprego, evite perguntar sobre o salário do cargo para o qual está se candidatando e sobre os benefícios que a empresa oferece aos seus colaboradores, por exemplo. Evite também fazer perguntas pessoais ao recrutador.