Na língua portuguesa, existem palavras que as pessoas mais confundem durante a escrita. Afinal, alguns termos do nosso idioma podem nos deixar em dúvida em relação à grafia.
E o concurseiro que deseja ser aprovado na redação do certame não pode titubear, certo? Por isso, elaboramos esta matéria que selecionou oito palavras que as pessoas mais confundem durante a escrita.
Nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura e conheça os termos que você não vai errar mais em um texto. Vamos conferir?
Palavras que as pessoas mais confundem durante a escrita
1) Exceção
Essa palavra, sem dúvidas, é uma das que praticamente todo concurseiro confunde na hora de escrevê-la em sua redação. Não é raro nos depararmos com pessoas que acham que a grafia correta deste termo é: “excessão”, “esceção”, “escesão”, e por aí vai.
Na verdade, existem diversas formas de escrita deste termo que contrariam a norma culta. Por isso, vale o lembrete: o correto é “exceção”. Todas as outras grafias estão erradas, combinado?
2) Privilégio
Outra das palavras que as pessoas mais confundem durante a escrita é essa. A maioria dos concurseiros substitui erroneamente o primeiro “i” pela letra “e”, o que está errado.
Por mais que sonoramente pareça ser mais certo dizer “previlégio”, o correto é “privilégio”. Então, tome cuidado para não perder pontos em sua redação por causa de uma simples letra, certo?
3) Beneficente
Essa palavra, que é um adjetivo, significa “caridoso, benéfico, bondoso e que traz benefícios”. O problema é que muitos concurseiros escrevem erroneamente “beneficiente”, o que é um erro crasso.
Lembre-se sempre: o correto é escrever “beneficente”. Acrescentar a letra “i” depois do “c” está errado e pode lhe custar preciosos pontos em sua redação do concurso.
4) Reivindicar
Pensou nas palavras que as pessoas mais confundem durante a escrita? Essa é rotineira. Muitos concurseiros também costumam titubear na hora de escrever esse termo, colocando a letra “n” depois do primeiro “i”, o que está errado.
O correto é sempre escrever “reivindicar”. Tenha atenção a esse detalhe e não erre mais na grafia do seu texto.
5) Supérfluo
Surpreso, concurseiro? Pois é. Muita gente por aí escreve essa palavra de forma errada e nem se dá conta disso. Mas o correto é “supérfluo” e não “supérfulo”, entendeu?
Se porventura você precisar usar essa palavra em sua redação do concurso, não se esqueça da sua grafia correta. Não existe a letra “u” depois da consoante “f”.
6) Ascensão
As palavras que as pessoas mais confundem durante a escrita devem ter atenção especial do concurseiro. Esse termo também costuma confundir bastante. Como são vários sons da letra “s”, muitos candidatos acabam escrevendo “ascensão” usando “s”, “ss”, “sc” e até com “x”.
Enfim, a forma mais sensata de nunca mais errar a grafia dessa palavra é praticar bastante. Lembre-se: “ascensão” é a única maneira correta, combinado?
7) Adivinhar
Muitas vezes, por mera falta de atenção, o concurseiro acredita que na palavra “adivinhar” existe realmente um “d” mudo, o que está errado.
Então, se você escrever “advinhar” em sua redação do concurso, seguramente vai perder pontos. Atenção para não cometer esse erro por causa da falta da vogal “i”.
8) Subsídio
A última das palavras que as pessoas mais confundem durante a escrita também é relevante. Além de escreverem de maneira errada, muitos concurseiros também pronunciam essa palavra equivocadamente.
Vamos lá: o correto é escrever “subsídio” e não “subcídio”, certo? E mais: a pronúncia do segundo “s” não tem som de “z”.