8 livros poderosos para quem quer um pouco de poesia no dia a dia

Está procurando uma forma de relaxar a mente dos estudos, concurseiro? Os livros de poesia podem ajudar nessa missão.

A poesia é uma forma poderosa de expressão que permite aflorar as nossas emoções, fazer reflexões profundas e vivenciar experiências compartilhadas.  

continua depois da publicidade

Aquele candidato a concursos que busca um pouco mais de poesia no seu dia a dia ou simplesmente quer relaxar a mente dos estudos, está no lugar certo.

Selecionamos oito livros de poesia que oferecem uma variedade de vozes e temas, cada um trazendo sua própria magia e encanto. Acompanhe-nos até o fim da leitura e conheça as obras que  prometem tocar o coração e a mente de leitores de todas as idades. Vamos conferir? 

Leia também

Livros de poesia

1. Um Útero É Do Tamanho De Um Punho, de Angélica Freitas

Neste livro, a autora aborda questões de gênero com bastante senso de humor e perspicácia, desafiando estereótipos e projetando voz à experiência feminina contemporânea.

continua depois da publicidade

Seus poemas convidam o concurseiro a refletir sobre a identidade da mulher na sociedade atual e trazem à tona temas como expectativas sociais, sexualidade e autonomia.

2. Pé Do Ouvido, de Alice Sant’Anna

Neste livro, o concurseiro vai se deparar com um poema longo e lírico que nos leva para uma jornada de autodescoberta, além de abordar temas como perda, amor e crescimento pessoal.

A autora mostra ao leitor diferentes paisagens emocionais, como melancolia e esperança. Ela também nos faz compreender, por meio dos seus versos, como a experiência humana pode ser complexa.

3. Outros Jeitos De Usar A Boca, de Rupi Kaur

Este livro de poesias convida o candidato a refletir sobre a sobrevivência, amor e feminilidade. Você vai se ver imerso em uma rica jornada emocional dividida em quatro partes que abordam diferentes tipos de dor e cura.

continua depois da publicidade

A obra também traz ilustrações feitas pela própria autora e representa o poder da resiliência humana e a capacidade de encontrar beleza mesmo nos momentos mais difíceis da vida.

4. Tudo Nela Brilha E Queima, de Ryane Leão

A autora compartilha com o leitor diversas poesias sobre amor, desapego, rotina, bem como os altos e baixos da nossa vida, com uma voz autêntica e emocionante ao mesmo tempo.

As palavras dos seus versos são um testemunho da força interior que todas as pessoas possuem e que nos permite enfrentar os desafios, além de encontrar significado nas experiências cotidianas.

5. O Que O Sol Faz Com As Flores, de Rupi Kaur

Neste livro, o candidato a concursos vai encontrar uma coletânea de poemas sobre crescimento, cura e amor, ilustrada pela própria autora. Ela nos mostra que também podemos murchar, cair, enraizar, crescer e florescer, assim como as flores de um jardim.

continua depois da publicidade

Dividida em cinco capítulos, a obra convida o leitor a refletir sobre a natureza cíclica da nossa vida e a encontrar esperança mesmo nos momentos mais desfavoráveis do dia a dia.

6. A Criança Em Ruínas, de José Luís Peixoto

O concurseiro que optar por esse livro de poesias vai se deparar com versos que trazem à tona o luto, a melancolia e a beleza da vida, apesar das suas mazelas.

Com uma sensibilidade ímpar, o autor nos faz refletir sobre como tudo é passageiro durante a nossa existência terrena e nos convida a encontrar beleza que está escondida mesmo nas experiências mais dolorosas.

7. Receita de Ano-Novo, de Carlos Drummond de Andrade

Esta obra é uma seleção de poemas que faz o candidato refletir sobre o encerramento de ciclos e o início de novos tempos, representados pelas festas de final de ano.

continua depois da publicidade

Com uma linguagem simples e ao mesmo tempo tocante, o autor nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e a buscar renovação até nos momentos mais desafiadores da vida. 

8. O Invisível Aos Olhos, de João Doederlein

Esse é um livro de poesia que nos presenteia com uma curiosa abordagem de alguns trechos de “O Pequeno Príncipe” e traz temas como amor e sensibilidade.

Comentários poéticos e interpretações únicas enriquecem ainda mais a obra. É um convite para o leitor para tentar redescobrir a beleza e a profundidade da essência do ser humano. 

Leia também

Concursos em sua
cidade