Não restam dúvidas de que a leitura é algo essencial para qualquer pessoa, pois essa prática amplia os conhecimentos e beneficia a mente.
Se você é um leitor ávido e está prestes a começar sua rotina de preparação para as provas de um concurso, selecionamos oito livros essenciais para todo estudante.
Acompanhe-nos até o fim da leitura e conheça aclamadas obras que podem aprimorar seus conhecimentos para enfrentar as provas de um certame.
Os livros, além de serem uma maneira divertida de entreter o concurseiro, também podem ensinar bastante. Confira.
Livros essenciais para todo estudante
1. Este Lado do Paraíso, de F. Scott Fitzgerald
Esse clássico é o primeiro romance do escritor de “O Grande Gatsby”. Praticamente toda a narrativa deste livro é uma crítica à sociedade, especialmente aos jovens dos EUA durante o sangrento período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Um dos pontos mais interessantes deste livro é o cunho autobiográfico, em especial, em relação ao protagonista da história, Amory Blaine, que se considerava um aspirante a escritor que enfrenta diversos obstáculos em sua vida. Não deixe de ler, ok?
2. Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
Outro dos livros essenciais para todo estudante. A obra narra a difícil trajetória de vida da jovem Ponciá, descendente de pessoas escravizadas.
Desde as inúmeras dificuldades da infância na roça até as decepções e preconceitos enfrentados na cidade grande, o aclamado romance dessa consagrada autora brasileira não pode deixar de ser lido pelo concurseiro.
O livro nos permite compreender os desafios enfrentados pelas mulheres negras no Brasil, além de questões como a miséria e a solidão das pessoas menos privilegiadas da nossa sociedade.
3. 1984, de George Orwell
Mais um dos livros essenciais para todo estudante. Se você é fã do gênero da distopia, essa obra, que tem cunho político, levanta um curioso debate sobre questões éticas, bem como a individualidade do ser humano.
1984 faz o leitor refletir sobre até que ponto o controle do Estado deve ser respeitado. Essa obra é fundamental para a formação do senso crítico do concurseiro, pois se tornou a principal inspiração para os reality shows atuais produzidos por diversas emissoras de TV em todo o mundo.
4. A hora da Estrela, de Clarice Lispector
Esse clássico da literatura brasileira também merece destaque em nossa seleção. O último romance escrito por Clarice Lispector antes de sua morte, narra a vida vazia e miserável de uma retirante, conhecida como Macabéa.
A jovem se envolve com a história do seu narrador fictício, Rodrigo S.M. Essa trama vai fazer o concurseiro se identificar com os anseios e desejos de ambos os personagens, em diversos aspectos. Não deixe de ler, combinado?
5. Admirável Mundo Novo, de Audous Huxley
Pensou nos livros essenciais para todo estudante? Esse é outro clássico que deve ser considerado. A obra distópica aborda questões como a conhecida “ditadura da felicidade”, que enfatiza que todas as pessoas deveriam estar sempre felizes, não importando os meios usados para atingir esse estado emocional.
Embora a narrativa aconteça em um mundo imaginário, ela apresenta diversos elementos que levam o concurseiro a rever a lógica por trás das ações das pessoas nos dias atuais.
6. O Alienista, de Machado de Assis
Imagine o que pode acontecer quando um famoso médico resolve abrir um manicômio em uma pequena cidade e, pouco a pouco, começa a identificar traços de loucura em todas as pessoas com quem conversa?
É exatamente isso que nos mostra essa obra de Machado de Assis. O livro faz o concurseiro refletir sobre até onde pode chegar a imaginação humana e como lidar com as perturbações de uma mente doentia.
7. Laranja Mecânica, de Anthony Burgess
O livro “Laranja Mecânica” é perfeito para o concurseiro compreender as raízes da violência. A narrativa acontece em uma sociedade do futuro, onde o jovem Alex lidera um grupo de adolescentes que cultuam atos de violência em toda a sociedade.
E para interromper toda essa brutalidade sem sentido, o governo da Inglaterra transforma Alex em uma vítima das suas próprias ações.
A história nos faz refletir sobre como a violência se tornou algo banal, bem como as suas drásticas consequências para a mente do ser humano.
8. Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo
Por fim, o último dos livros essenciais para todo estudante. Essa obra mescla questões sociais, existenciais e econômicas que evidenciam o cotidiano de milhares de pessoas no Brasil.
Eugênio, o personagem principal, tem origem humilde e passa por diversas dificuldades financeiras, até tornar-se um médico bem-sucedido. A narrativa nos ensina que, sem luta, não existe vitória. Fica a dica, concurseiro.