A forma como a gente leva a vida por meio de hábitos corriqueiros pode ser um condicionante para a nossa longevidade. Sabia disso? A prática de exercícios físicos, por exemplo, estimula a produção de serotonina e auxilia numa boa qualidade de vida.
Já o descanso reparador, ou seja, aquele que não tem interrupções ou influências externas, ajuda a regular o organismo e repor a energia gasta durante o dia. Mas será que realmente existem hábitos que têm o potencial de aumentar o nosso tempo de vida?
De acordo com um novo estudo, a resposta é sim. A pesquisa foi realizada principalmente por cientistas da Harvard e do Carle Illinois College of Medicine, esse situado na Universidade norte-americana de Illinois.
Todos os resultados foram divulgados durante um congresso conhecido como Nutrition 2023, realizado no final de julho. Em nossa matéria, você confere as descobertas realizadas por meio da nova pesquisa e quais seriam os hábitos que podem aumentar a nossa longevidade.
Fique conosco até o final do texto e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com amigos e familiares para que mais pessoas entendam o impacto gerado por hábitos saudáveis no dia a dia. Além disso, confira mais artigos publicados aqui no site Concursos no Brasil.
A maioria deles tem o intuito de democratizar o acesso à informação de qualidade, auxiliando os concurseiros nos estudos. Também elaboramos matérias focadas em conhecimentos gerais para que você mantenha o aprendizado constante sobre o Brasil e o mundo.
Hábitos que realmente aumentam o tempo de vida
Em linhas gerais, a pesquisa foi realizada a partir da análise de mais de 700 mil pacientes entre os anos de 2011 e 2019. Todos os participantes do estudo integravam o Million Veteran Program, uma iniciativa científica dos Estados Unidos com pessoas entre 40 e 99 anos.
Os cientistas verificaram o impacto de oito hábitos saudáveis na vida dos pacientes. De acordo com o levantamento, homens que incorporavam as práticas no dia a dia passaram a ter 24 anos a mais de expectativa de vida em comparação com quem não havia aderido.
Já no caso das mulheres, a longevidade aumento para 21 anos. A pesquisa também informou que a melhora do estilo de vida com base nestes hábitos gerou uma redução de 13% no risco de mortalidade diante de qualquer motivo específico.
E, afinal, de contas, quais são estes hábitos saudáveis que foram analisados no estudo dos Estados Unidos? Abaixo, você confere as oito práticas consideradas como benígnas para a longevidade:
- Praticar exercícios físicos regulares;
- Ter sono reparador;
- Controlar o nível de estresse no dia a dia;
- Manter uma boa dieta com alimentos saudáveis;
- Ter relacionamentos saudáveis ao longo do ciclo de vida;
- Não fumar;
- Não consumir álcool de maneira exagerada;
- Não cultivar vício em opioides, analgésicos que são geralmente potentes e suscetíveis ao uso indevido nos Estados Unidos.