7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

A carreira pública sempre foi valorizada no Brasil. Afinal, quem se ingressa nela poderá ter pela frente um longo tempo de permanência no mercado de trabalho, além do direito a algumas vantagens e regalias, em comparação à iniciativa privada. Por isso, essa matéria selecionou sete verdades sobre concursos públicos.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, independente do cargo que pretenda disputar, é preciso que você tenha afinidade com ele, combinado? Lembre-se de que, trabalhar com aquilo que não gosta, durante muitos anos, pode ser um verdadeiro martírio. Nos dê o prazer da sua companhia até o final da leitura.

Verdades sobre concursos públicos

Leia também

1. Estabilidade

De acordo com a Constituição Federal de 1988, qualquer admissão na carreira pública deverá ser feita somente através de concurso. Depois de três anos de atuação no cargo, a estabilidade na função é garantida por lei, até a aposentadoria do servidor.

Exonerações só acontecem em casos de falta grave por parte do funcionário público (após sentença judicial), desde que tudo seja comprovado e devidamente esclarecido. Em suma, se você for aprovado em um concurso, provavelmente nunca mais vai precisar procurar emprego na vida. Pode apostar nisso.

continua depois da publicidade

2. Melhor qualidade de vida

Mais uma das verdades sobre concursos públicos. O funcionalismo público permite uma melhor qualidade de vida para quem faz parte dele. Os horários de trabalho, na maioria dos cargos da área administrativa, são fixos e raramente existe a necessidade de se fazer horas extras ou trabalhar nos fins de semana.

Dependendo do órgão público, além dos 30 dias de férias determinados por lei, o servidor ainda é contemplado com recessos em datas como Natal e Ano Novo. E isso se traduz em mais tempo para se dedicar à família, ao lazer ou ao descanso.

3. Verdades sobre concursos públicos: Salários mais altos e benefícios exclusivos

O valor da remuneração mensal na carreira pública costuma ser bem mais atrativo do que na iniciativa privada, principalmente para cargos que não exigem formação superior. Não é à toa que alguns concursos de Nível Médio são bastante disputados no Brasil.

continua depois da publicidade

Além disso, ao contrário das empresas que não fazem parte desse setor, existem outros benefícios atrelados à função exercida dentro do funcionalismo público. E isso pode deixar valor do salário mensal ainda mais alto.

4. Aposentadoria integral

Outra das verdades sobre concursos públicos é a garantia da aposentadoria integral. Ou seja, o valor da sua remuneração, depois que se aposentar, será igual ao do seu último salário recebido, enquanto estava na ativa.

Não existe um teto salarial definido, nesse caso. Por exemplo, se o valor do seu último salário era de R$ 8 mil, antes de se aposentar, você se aposenta exatamente com essa remuneração, que ainda sofrerá um reajuste anual. O que acha, concurseiro?

5. Quem possui curso superior tem vantagens

É isso mesmo. Mas calma, que já vamos explicar quais vantagens são essas. No funcionalismo público, o valor do salário de quem possui Ensino Superior completo costuma ser bem mais alto, se comparados com aqueles que possuem somente o Ensino Médio.

continua depois da publicidade

Além disso, os cargos que exigem diploma universitário (que pode de qualquer curso, na maioria das vezes) são bem menos concorridos. E isso pode significar mais chances do concurseiro ser aprovado. Se você tem curso superior, que tal tentar o ingresso na carreira pública ainda esse ano?

6. Verdades sobre concursos públicos: Menos exigências no dia a dia

Outra grande vantagem de prestar um certame é em relação ao ritmo de trabalho, que costuma ser mais “leve”, em relação à iniciativa privada. A carga horária de um servidor público que atua na área administrativa, por exemplo, costuma ser de 40 horas semanais ou menos. Na iniciativa privada, essa quantidade costuma ser maior, sem mencionar as horas extras obrigatórias.

Além disso, o nível de exigência dos profissionais também costuma ser bem menor, na carreira pública. Resumo da ópera: o servidor vai trabalhar menos horas por mês, receber um salário maior e, de brinde, ser menos exigido no dia a dia. E aí, dá para encarar essa parada?

continua depois da publicidade

7. Tem entre 18 e 65 anos? A carreira pública te espera

Por fim, a última das verdades sobre concursos públicos. Se você sempre achou que não é possível tentar um certame porque já passou dos 40 ou 50 anos de idade, está muito enganado a respeito disso. O ano do seu nascimento não é fator impeditivo para você tentar a carreira pública.

Na verdade, quem tem entre 18 e 65 anos não pode ser proibido de tentar concurso público, segundo a Constituição Federal. Desde que o candidato cumpra todos os requisitos do cargo, ele pode tentar concursos públicos em geral. Foi dispensado do seu atual emprego? A carreira pública te aguarda.

Considerações finais

Mas não se deixe enganar, concurseiro. Praticamente todos os certames são bastante concorridos. Em alguns casos, dependendo do órgão público, da cidade, do cargo disputado e do salário oferecido, pode existir uma relação de cerca de 80 mil candidatos para apenas 100 vagas.

continua depois da publicidade

Mas você não deve desanimar por isso. Mesmo que não seja fácil ser aprovado de primeira, uma dose de esforço e perseverança podem ser determinantes para uma aprovação no futuro. Agora que você conheceu as verdades sobre concursos públicos, chegou a hora de colocar a mão na massa. Boa sorte.

Leia também

Concursos em sua
cidade