Já pensou ter ascendência relacionada ao Império Romano? Alguns sobrenomes realmente podem indicar que existe certa relação com a civilização do período pós-republicano, mas é necessário investigar a sua árvore genealógica para identificar a legitimidade do vínculo.
O Império Romano, que teve seu ápice entre os anos 27 a.C. e 476 d.C., foi uma potência que abrangeu vastas regiões da Europa, Norte da África e Oriente Médio. Fundado sobre os princípios republicanos da Roma Antiga, o Império consolidou-se como uma monarquia imperial.
Ela foi governada por líderes como Júlio César, Augusto e Nero. Além disso, sua influência não se limitou apenas à expansão territorial, mas também moldou sistemas legais, sociais e culturais que perduram até hoje. E o Brasil não ficou aquém dos efeitos ocasionados pelo império.
Em nosso país, os princípios do direito romano contribuíram para a estruturação dos sistemas judiciais e legislativos. A noção de um sistema legal que busca a equidade, herança romana, é refletida no ordenamento jurídico brasileiro, que incorporou elementos de forma indireta.
Para saber se você possui raízes na civilização, é possível consultar a história de sua família, realizar exames de DNA para encontrar as ascendências relacionadas com os seus entes e, também, verificar se existe nexo do Império Romano com o seu próprio sobrenome.
Vamos explicar mais detalhes no decorrer da matéria. Aproveite a visita e explore mais conteúdos que publicamos por aqui. Além de curiosidades e origem de conceitos, você também consegue encontrar dicas de estudo e notícias de concursos abertos no país.
Qual é a relação do Império Romano com o Brasil?
Em linhas gerais, a influência do modelo republicano romano se faz notar no modelo das instituições políticas brasileiras. O Senado Federal, com suas origens na Roma Antiga, é um exemplo de como conceitos romanos foram incorporados ao nosso sistema legislativo.
A tradição do direito romano também se reflete no desenvolvimento do sistema jurídico brasileiro ao longo do tempo. As normativas legais, como o Código Civil de 1916 e o Código Penal de 1940, absorveram elementos fundamentais do direito romano, por exemplo.
E o mais curioso de tudo é que, nos últimos meses, as pessoas nas redes sociais começaram a mencionar o império com uma certa frequência. Isso porque viralizou no TikTok a ideia de que os homens pensam com recorrência nos romanos sem alguma explicação evidente.
Uma série de vídeos mostram mulheres perguntando para homens com qual frequência eles pensam no Império Romano. Muitos deles responderam que, geralmente, eles se lembram da civilização ao menos uma vez por dia. Pode ser apenas um meme, mas é bastante curioso.
Sobrenomes que podem ter relação com o Império Romano
Agora que já navegamos um pouco sobre a história do Império Romano e sua relação com o nosso país, você confere, a seguir, alguns sobrenomes que usamos nas terras tupiniquins e tem certa influência com a civilização, considerando as alcunhas da época. Confira:
- Maximiano;
- Cícero;
- Aurelius/Aureliano;
- De Angelis;
- Romano;
- Valentini;
- Moretti.