7 sinais indicam que você subestima seu nível de inteligência

Os sinais de inteligência acima de média podem ser interpretados como banalidades e subestimados socialmente.

Você gosta de ficar sozinho ou tem costume de atrasar suas tarefas? Diferente do que se imagina, esses hábitos não são somente indicadores de problemas, mas fazem parte da lista de 7 sinais que indicam que você subestima seu nível de inteligência.

continua depois da publicidade

Pois é, pessoas com inteligência acima da média possuem alguns hábitos que as diferem dos demais, mas a maioria acaba ignorando ou tratando como banalidade. Conheça os principais a seguir e veja se você se encaixa em algum deles.

Quais são os sinais de que você tem um nível de inteligência acima da média?

1. Gostar de ficar sozinho

Leia também

As pessoas altamente inteligentes costumam ser mais introvertidas ou reservadas, porque gostam da própria companhia. Sendo assim, podem até ficar sobrecarregadas se são obrigadas a socializar por muito tempo.

Um estudo publicado no British Journal of Psychology mostrou que pessoas inteligentes costumam sentir menos prazer do que outras ao interagir socialmente com amigos. Sendo assim, são mais propensas a ficar em suas bolhas.

continua depois da publicidade

2. Procrastinar suas atividades

A desorganização e os atrasos são frequentes na vida de pessoas inteligentes, especialmente porque possuem muitas coisas em mente e um ritmo de pensamento mais acelerado e não-linear. Portanto, a procrastinação faz parte da realidade desses indivíduos.

Um estudo de 2016 publicado no Journal of Research in Personality descobriu que pessoas altamente inteligentes também são grandes procrastinadores. Nesse contexto, é preciso ter ferramentas de organização para contornar esse hábito.

3. Ter mais devaneios

Ter devaneios e sonhar acordado também é comum para quem é inteligente. Em relação a isso, uma pesquisa mencionada na The Harvard Business Review revelou que intervalos de 12 minutos para a mente divagar são essenciais.

continua depois da publicidade

Fazer isso durante uma tarefa complexa pode facilitar a descoberta de soluções para concluir as atividades. Para quem é altamente inteligente, desligar-se das tarefas e dar liberdade para a mente é ainda mais fácil.

4. Ser uma pessoa mais noturna

Você sente que seu relógio biológico é diferente dos demais? Um estudo divulgado na revista Personality and Individual Differences mostrou que essa é uma característica comum das pessoas altamente inteligentes.

Ou seja, esses indivíduos costumam ser mais despertos e eficientes durante a noite, com mais picos de energia e produtividade. Em comparação, sofrem para funcionar dentro do horário comercial de todas as carreiras.

continua depois da publicidade

5. Gostar de reclamar

A gente sabe que reclamar o tempo inteiro é uma característica de pessoas desagradáveis, mas a Ciência tem uma exceção. De acordo com um estudo de 2014, reclamar com um propósito claro e definido é um hábito comum de pessoas inteligentes.

Ou seja, mais do que fazer reclamações generalizadas e constantes, as pessoas inteligentes são capazes de articular seus sentimentos, necessidades e opiniões de maneira mais organizada. Nesse processo, são realistas com as situações.

6. Aprender a ler cedo

Uma pesquisa realizada em 2012 com mais de 2 mil gêmeos idênticos no Reino Unido mostrou que aqueles que aprenderam a ler mais cedo conseguem melhores notas em testes de inteligência e exames de habilidade cognitiva. Ou seja, a leitura é um sinal de inteligência.

E mais do que aprender a ler cedo, o hábito de leitura também denota inteligência, porque é um exercício frequente de cognição e memória.

7. Conseguir se concentrar com facilidade

De acordo com um artigo do cientista Frank Zhu, publicado em 2013 na revista Current Biology, pessoas altamente inteligentes demoram mais tempo para perceber movimentos ao fundo de uma imagem. Isso porque passam mais tempo concentradas.

Sobretudo, são capazes de se dedicar com maior profundidade a suas tarefas. Ainda que sejam procrastinadores, conseguem priorizar as atividades quando as iniciam.