Não há nenhum problema em ter uma personalidade forte e perseguir seus objetivos com convicção. Contudo, é importante evitar intimidar as pessoas ao seu redor, pois isso pode ter um impacto negativo na forma como você é visto, e especialmente na sua capacidade de liderança. Para você entender melhor, uma personalidade forte geralmente é associada a indivíduos confiantes, determinados e assertivos. Essas pessoas têm opiniões firmes e as expressam com clareza. Além disso, elas tendem a ser líderes eficazes.
Por outro lado, uma personalidade intimidadora é aquela que usa o poder, a agressão ou o medo para exercer influência sobre os outros, criando um ambiente tóxico e desmotivador. Agora que você sabe a diferença entre as duas, analise abaixo os sinais de que as pessoas se sentem intimidadas na sua presença e saiba como reverter isso.
7 sinais de que você deixa as pessoas intimidadas
1. As pessoas evitam contato visual
Quando você intimida os outros, eles tendem a evitar olhar nos seus olhos. Isso indica que eles se sentem ameaçados pela sua intensidade e estão tentando se proteger. É uma forma sutil de expressar que desejam encerrar a conversa.
2. Linguagem corporal defensiva
As pessoas com quem você fala adotam posturas protetoras, como cruzar os braços ou virar-se ligeiramente. Essa linguagem corporal indica que elas se sentem ameaçadas. Por outro lado, quando você faz as pessoas se sentirem confortáveis e iguais a você, elas adotam posturas abertas e relaxadas, inclinando-se em sua direção.
3. Falta de contato
Se você incentivar as pessoas a entrarem em contato com você, mas ninguém o fizer, é um sinal de que elas não se sentem à vontade para abordá-lo com problemas ou perguntas. Em alguns casos, elas podem até evitar se dirigir a você simplesmente por se sentirem intimidadas por sua presença.
4. Desculpas constantes
Se as pessoas ao seu redor estão constantemente se desculpando, pode ser um sinal de que elas veem você como alguém que estabelece as regras e que elas violaram essas diretrizes. Embora um pedido de desculpas possa ser genuíno, também pode ser uma forma automática de transmitir submissão.
5. Falta de questionamento das suas ideias
Mesmo quando você tem uma ideia incrível, é importante que os outros a desafiem, questionando alternativas e outros fatores. No entanto, se você é uma pessoa intimidadora, os outros podem não ter confiança suficiente para propor novas ideias.
6. Voz baixa ou insegura
Uma pessoa intimidada pode falar em tom de voz baixo e demonstrar insegurança. Isso pode denotar que as pessoas ao redor se sentem desconfortáveis e submissas, bem como também pode transmitir uma atmosfera de tensão e medo, dificultando a abertura e a colaboração.
7. Inquietação
A inquietação física, como movimentos constantes, agitação das mãos ou pernas também é um sinal de intimidação. Essa agitação pode refletir a ansiedade, a impaciência, medo, tensão ou desconforto ao estar em sua presença.
O que fazer para evitar intimidar os outros?
Para evitar intimidar os outros, aqui estão algumas coisas que você pode fazer:
- Reconheça as conquistas dos outros e elogie-as sinceramente;
- Pergunte aos outros como você pode ajudar e apoiar seus interesses;
- Deseje sorte aos outros e expresse gratidão;
- Utilize uma linguagem corporal aberta e mantenha contato visual adequado. Sorrir também faz toda a diferença;
- Admita seus erros para mostrar que você é humano;
- Seja um ouvinte ativo e dê às outras pessoas a oportunidade de falar;
- Mantenha uma aparência mais relaxada, evitando posturas arrogantes;
- Pratique pequenos atos de serviço ou gentileza ao longo do dia;
- Esteja sempre disposto a aprender e mostre que você não acredita que sabe tudo.