Você já se perguntou quais são as profissões que permitem conciliar melhor o trabalho com a vida pessoal? Muitas pessoas buscam uma carreira que ofereça não só um bom salário, mas também flexibilidade, satisfação e qualidade de vida. Mas será que isso é possível?
Segundo uma pesquisa realizada pela revista Forbes com trabalhadores nos Estados Unidos, algumas áreas de atuação se destacam por garantir um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Essas áreas são, principalmente, as relacionadas ao marketing, à educação, à tecnologia e aos recursos humanos.
Para elaborar a lista, foram avaliados dados do portal de empregos Glassdoor, que analisou as profissões com base na opinião dos funcionários, nos salários anuais e no número de oportunidades de trabalho de cada setor nos últimos anos.
7 carreiras que equilibram vida pessoal e profissional
1. Analista de marketing
Os profissionais de marketing são responsáveis por planejar e executar estratégias para promover produtos, serviços ou marcas, visando atrair e fidelizar clientes. Eles podem atuar em diversos segmentos, como publicidade, pesquisa de mercado, mídias sociais, e-commerce, entre outros.
Esses analistas têm um ótimo equilíbrio entre carreira e vida pessoal, pois podem trabalhar de forma remota, com horários flexíveis e autonomia para gerenciar seus projetos. Além disso, eles têm a oportunidade de desenvolver a criatividade, a comunicação e a capacidade analítica.
2. Gerente de mídias sociais
Os gerentes de mídias sociais administram e controlam o que é publicado nas redes sociais de uma empresa ou de uma marca. Eles são responsáveis por criar e gerenciar conteúdos, interagir com o público, monitorar o desempenho e analisar os resultados das ações nas plataformas digitais.
Seu equilíbrio entre carreira e vida pessoal se deve pela possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, com acesso à internet, e ter flexibilidade de horários. Eles também podem exercer a criatividade, a inovação e a habilidade de relacionamento.
3. Professor substituto
Os professores substitutos são aqueles que assumem temporariamente as aulas de um professor titular, que está ausente por algum motivo. Eles podem lecionar em diferentes níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior, e em diversas disciplinas.
Além de escolher os dias e os horários em que querem trabalhar, de acordo com a sua disponibilidade e preferência, eles também têm a vantagem de não ter que se preocupar com o planejamento das aulas, a correção de provas ou a burocracia escolar.
4. Coordenador de recrutamento
Estes profissionais implantam e coordenam os processos de recrutamento e seleção de candidatos para as empresas. Eles são responsáveis por definir os perfis das vagas, divulgar as oportunidades, realizar as entrevistas, aplicar os testes e dar o feedback aos participantes.
Os coordenadores de recrutamento têm um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, pois podem trabalhar de forma híbrida, combinando o trabalho presencial com o trabalho remoto. Eles também têm a oportunidade de desenvolver a liderança, a comunicação e a capacidade de avaliação.
5. Designer de experiência do usuário (UX)
Os designers de UX são os profissionais que trabalham para analisar e melhorar a experiência do usuário com os produtos digitais, como sites, aplicativos, jogos, entre outros.
Sua função é pesquisar as necessidades, os desejos e os comportamentos dos usuários, e por criar soluções que facilitem e otimizem a sua interação com as interfaces.
Além de trabalhar de forma totalmente remota, com horários flexíveis e autonomia para gerir seus projetos, eles também podem exercer a criatividade, a inovação e a empatia.
6. Web designer
Os web designers são os profissionais que criam e desenvolvem websites e interfaces para sistemas e programas da internet. Sua função é definir o layout, as cores, as fontes, as imagens, os ícones, os botões, os menus, as animações e as funcionalidades dos sites, visando torná-los atrativos, funcionais e fáceis de usar.
Além da possibilidade de trabalho remoto, eles contam com horários flexíveis e autonomia para gerir seus projetos. Eles também podem exercer a criatividade, a inovação e a habilidade técnica.
7. Mobile developer
Estes profissionais criam e desenvolvem aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Seu trabalho consiste em programar as funcionalidades, as interfaces e as interações dos aplicativos, utilizando linguagens de programação específicas para cada plataforma, como Android, iOS ou Windows Phone.
Munidos de habilidades, como criatividade, inovação e resolução de problemas, eles podem alcançar um ótimo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, trabalhando em casa, com horários flexíveis e autonomia em seus projetos.