Acentuar as palavras na língua portuguesa é algo bastante importante e, a depender da palavra, o sentido pode ser mudado quando acentuada, gerando grande confusão nas pessoas.
Os acentos são comuns em idiomas de origem latina, a exemplo do português e do espanhol. Alguns outros idiomas, como o inglês, passam muito bem sem nenhum acento, enquanto outros usam até cinco acentos em uma mesma palavra, como é o caso do francês.
De origem grega, os acentos surgiram realmente para indicar a sílaba tônica, ou seja, aquela dita com maior entonação na palavra. Dessa forma, é prudente dizer que o acento em uma palavra muda todo o seu significado.
7 palavras que mudam o significado quando são acentuadas
O acento em uma sílaba determinada muda completamente a pronúncia da palavra. Seja o acento agudo ou o circunflexo, os sons das palavras sempre sofrem modificações quando são pronunciadas.
Todavia, a acentuação também muda o significado das palavras. Isso pode gerar algumas dúvidas e, a fim de evitar esse tipo de confusão, elaboramos uma lista com 7 palavras que mudam o significado quando são acentuadas. Confira:
1 – Coco e Cocô
A palavra ‘coco’ sem acento se refere à fruta originária do coqueiro. Já a palavra acentuada refere-se às fezes ou excrementos.
2 – Camelo e Camelô
O camelo é um mamífero que vive predominantemente no Oriente Médio e possui duas corcovas em suas costas. Já a palavra “camelô” é um vendedor ambulante, um comerciante de rua, integrante da economia informal.
3 – Caqui e Cáqui
O caqui é uma fruta, geralmente originária do caquizeiro, uma árvore originária da China. A fruta tem um sabor marcante e traz vários benefícios à saúde. Por outro lado, cáqui é um termo usado para designar uma cor marrom, de cor semelhante ao barro e à terra.
4 – País e Pais
A palavra país é um substantivo masculino usado para indicar o território oficial e delimitado, onde vive determinado povo, com suas características sociais e culturais. Já a palavra pais é usada como sinônimo de progenitores, designado para identificar aqueles que possuem filhos.
5 – Forro e Forró
O forro se refere a algum tipo de revestimento, presente em partes da casa e de outros objetos em geral. Forró é um substantivo masculino, palavra usada para designar o ritmo nordestino bastante comum, que geralmente se dança aos pares.
6 – Sabiá e Sábia
Sabiá é o termo usado para designar uma espécie de pássaro bem comum no Brasil, conhecido pelo canto doce e pela sua plumagem marrom. Por sua vez, a palavra sábia é um adjetivo, usado para se referir a alguém com muito conhecimento, de formação erudita.
7 – Carnê e Carne
Carnê é uma palavra substantiva do gênero masculino, usado com o significado de “talão”, para compras feitas a prazo, com todas as parcelas a serem pagas. Carne significa os tecidos comestíveis ou não, podendo ser a parte dos animais ou dos seres humanos. A carne faz parte da composição do corpo humano.