7 palavras que mudam de sentido quando uma das letras é alterada

Confira alguns exemplos de palavras que mudam de sentido quando uma de suas letras passa por alteração.

Existem muitas palavras na Língua Portuguesa capazes de causar confusão na vida de muitos de seus falantes. Seja por sua complexidade ou seu significado, também é importante levar em conta aquelas que mudam de sentido apenas por ter uma de suas letras alterada.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, esses termos são classificados como homófonos. O fenômeno envolve palavras que possuem a mesma fonética, mesmo que sejam escritas e signifiquem coisas totalmente diferentes.

Assim, são dois ou mais exemplos que, ao serem pronunciados, parecem idênticos. Ao serem escritos, porém, podem ser distinguidos de forma simples.

Esse tipo de situação pode se tornar um problema para aqueles que não conhecem a grafia correta de determinados termos.

Leia também

Pensando nisso, para evitar confusões, confira abaixo exemplos de palavras que mudam de sentido quando têm uma das letras alterada.

continua depois da publicidade

7 palavras que mudam de sentido quando uma das letras passa por alteração

1. Sessão

A palavra "sessão" possui pelo menos duas outras possibilidades do vocabulário quando uma de suas letras é trocada. Escrita dessa forma, ela pode significar o tempo de um espetáculo de teatro, de um filme no cinema, etc.

Contudo, caso o "s" seja substituído pelo "c", o termo então se torna "cessão". Nesse sentido, ele significa ceder, ou seja, transferir algo, dar posse de algo ou lugar para outra pessoa.

Existe também a possibilidade do "ss" ser trocado por "ç". A partir de então, a palavra vira "seção", que significa o mesmo que "secção", ou o ato de repartir. É comumente utilizada para se referir às divisões de departamentos, repartições públicas ou a parte de um todo.

2. Acender

Para iluminar algo, basta acender as luzes. O ato de colocar fogo envolve o mesmo termo: "acender" significa levar, atear, produzir ou pegar fogo, bem como ligar algum sistema de iluminação.

Ao trocar o "c" pelo "sc", porém, o termo passa a ter um sentido completamente diferente. "Ascender" significa elevar-se em um cargo ou posto, assim como mover-se fisicamente para cima, subir ou alçar-se.

3. Senso

Ter senso envolve ter a capacidade de entender, julgar, sentir ou apreciar algo. Igualmente, remete à qualidade de ser sensato e prudente. O termo está associado ao juízo, entendimento e à percepção.

Caso o "s" seja trocado por "c", "senso" é substituído por "censo". Essa palavra já se refere a algo diferente: vinda do latim "census", quer dizer o conjunto de dados estatísticos dos habitantes de uma cidade, estado, nação ou província.

No geral, o censo se refere ao recenseamento da população, por meio do levantamento estatístico de dados referentes a algo. Um dos mais conhecidos é o censo demográfico, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

4. Acento

Conhecer os acentos é fundamental para lidar com a Língua Portuguesa e todas as variações da gramática. O termo se refere à acentuação, ou sinal gráfico, que uma palavra pode levar.

Já o "assento", com "ss", é o lugar onde se pode sentar, em objetos como um sofá, cadeira ou banco.

5. Caçar

"Caçar" com "ç" envolve perseguir algo ou alguém para aprisionar e/ou matar, bem como fazer caçada. Essa busca insistente envolve a perseguição e a captura.

Enquanto isso, "cassar" com "ss" significa anular ou revogar questões como direitos políticos, mandatos ou licenças. A palavra também trata da privação, apreensão e recolhimento de documentos ou publicações diversas.

6. Cela

Uma cela é um pequeno compartimento muito visto em penitenciárias e estabelecimentos afins, feito para a privação dos prisioneiros. Também pode ser um diminuto quarto de dormir, e é a denominação dos aposentos de um religioso nos conventos.

Já uma sela, com "s", é uma peça de couro que costuma ser posta sobre o lombo dos cavalos ou cavalgaduras, onde o cavaleiro deve se sentar.

7. Houve

O termo "houve" é uma variável do verbo "haver", e significa "existir". Conjugado no pretérito perfeito do indicativo, pode significar algo que aconteceu ou que ocorreu.

Já "ouve" vem do verbo "ouvir", conjugado na terceira pessoa do presente do indicativo ou no imperativo afirmativo. Significa escutar.

Leia também

Concursos em sua
cidade