Escolher o nome do bebê é um momento considerado especial para muitos pais. As inspirações são diversas e, ao longo dos anos, é interessante observar como as tendências ditam até mesmo esse tipo de escolha.
Afinal, muitos nomes de bebês que já foram populares correm risco de sumir. Nesse sentido, anualmente, centenas de milhares de pais registram os nomes de seus bebês no BabyCenter, uma plataforma de rede de apoio para famílias de primeira viagem.
Com isso, o centro realiza uma compilação dessas informações de forma periódica para compartilhar uma lista atualizada dos nomes de bebês mais populares.
Mas e aqueles que perderam seus números ao longo dos anos? O que ocorre com eles? Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo alguns exemplos de nomes de bebês que já foram populares, mas correm o risco de sumir.
7 nomes de bebês que já foram populares, mas podem sumir
De acordo com os levantamentos do BabyCenter, nomes femininos que eram populares na época do nascimento dos Millennials foram deixados de lado na última década.
Alguns exemplos são Amanda, Angela, Diana e Michelle. Todos possuíam posições consistentes no top 100 mundial nas décadas de 80 e 90, mas sua popularidade caiu de forma drástica.
No caso dos nomes masculinos, em relação às tendências mundiais, todos aqueles que terminavam com “-aden” eram populares por muito tempo nos anos 2000.
Contudo, muitos não são mais a primeira escolha da maioria dos pais. Alguns exemplos são “Aidan” ou “Aiden”, “Jaiden” e “Raiden”: atualmente, eles ocupam posições muito abaixo do top 100.
Entenda melhor os exemplos abaixo:
1. Ariah
O nome Ariah ou Ária perdeu boa parte de sua popularidade na passagem de 2022 para 2023. No ranking do BabyCenter, o título caiu pelo menos 122 posições.
É possível que Ária venha do latim, significando “ar”. A palavra, por sua vez, representa “melodia”, dando sentido de “melodiosa”.
2. Amanda
Amanda sempre foi um dos nomes mais populares nas listas de títulos para bebês do mundo inteiro. Contudo, nos últimos anos, caiu cerca de 131 posições.
O nome vem do latim, e significa “digna de ser amada”.
3. Ronan
Como muitos outros nomes de origem gaélica, Ronan era uma das opções mais populares para meninos nas tendências mundiais. Atualmente, porém, caiu pelo menos 104 posições.
Do gaélico “ronan“, esse nome significa “pequeno selo”, e foi o título de um santo irlandês do século V.
4. Johnny
O diminutivo de John em inglês e o muito amado João no Brasil ocupou o topo da maioria dos rankings de nomes por décadas. O apelido, porém, caiu cerca de 150 posições.
Assim como João, de origem hebraica, o nome significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “Deus perdoa”.
5. Diana
Um dos nomes mais populares dos anos 2000, Diana caiu pelo menos 108 posições no ranking do BabyCenter.
Com origem no latim, esse título foi dado à deusa romana da caça, da lua e da natureza. Diana era conhecida por ser uma habilidosa arqueira e foi muito associada aos animais selvagens.
6. Brooke
Brooke surgiu como uma variante gráfica de Brook, e começou a ser utilizado nos anos 50. Nos anos 2000, porém, sua popularidade era imbatível. Atualmente, o nome caiu 198 posições.
Esse título significa “ribeiro” “fluxo” ou “aquele que habita nas proximidades de um ribeiro”.
7. Raphael
Raphael ou Rafael, assim como a maioria dos nomes angelicais, nunca saiu dos rankings de nomes mais populares. Contudo, de acordo com os estudos das últimas tendências, ele vem perdendo forças.
O nome caiu pelo menos 98 posições, e, de origem bíblica, significa “Deus cura”.