7 manias estranhas: você tem alguma delas?

As 7 manias estranhas são consideradas dessa forma por conta das diferenças culturais e de formação educacional dentro das comunidades. Porém, acabam criando uma sensação atípica quando são compartilhadas por serem hábitos particulares.

As 7 manias estranhas são caracterizadas como ações atípicas realizadas por algumas pessoas, mas que podem ser mais comuns do que se imagina. Neste sentido, são consideradas esquisitas ou fora do normal porque se referem a um hábito particular, um toque ou um costume adquiridos com o tempo, até mesmo sem perceber.

continua depois da publicidade

Em alguns casos, são manias provenientes de superstições, aprendidas pela repetição com outros membros da família ou realizadas de maneira inconsciente. Por definição, a palavra mania refere-se a uma desordem mental caracterizada pela preocupação excessiva, mas também pode ser definida como um ato repetitivo ou frequente. Saiba mais informações a seguir:

7 manias estranhas que você pode ter

1) Fingir que está sendo entrevistado

Leia também

Seja no banho ou durante a faxina, é normal que a mente viaje para cenários e situações imaginárias. Comumente, algumas pessoas têm a mania de imaginar que estão sendo entrevistadas, participando de um programa de auditório famoso ou respondendo perguntas de um jornalista na rua. A encenação é levada tão a sério que até mesmo o tom de voz e postura são alterados quando se pensa nisso.

Mais do que imaginar as respostas, a pessoa pode ocupar um papel duplo de entrevistador e entrevistado. Em alguns casos, a situação do diálogo é uma tragédia que aconteceu na vizinhança, ou então uma premiação de destaque que a pessoa recebeu. O que importa nessa mania estranha é quão longe a criatividade pode chegar.

continua depois da publicidade

2) Escutar uma música e fingir que está em um videoclipe

Ainda que seja em público, existem músicas que transportam o ouvinte para o cenário de um videoclipe. De repente, as cores da rua ficam mais vívidas, a letra parece mais dramática e você se vê como protagonista de uma série de cenas musicais. Em momentos, pode ser que você cantarole mais alto ou comece a movimentar uma parte do corpo com o ritmo enquanto idealiza essa situação.

3) Caminhar pisando em cima de uma única cor ou em cima de uma linha

Como se fosse um jogo, você passa a pisar somente em cima dos ladrilhos de uma cor específica, ou então em uma única tonalidade nos pisos coloridos. Mais ainda, isso vira uma espécie de competição, em que você precisa se equilibrar para não errar o próximo passo, mesmo que esteja atrasado ou no meio de outras pessoas.

No caso das linhas, você até tenta desfilar como uma modelo na passarela, mas a realidade é que você se sente como um equilibrista na corda bamba. Se não forem linhas, é comum que essa mania estranha aconteça com muretas, desníveis ou degraus.

continua depois da publicidade

4) Pensar em outro idioma

Ainda que seja mais discreta, essa mania estranha acontece com quem está aprendendo outro idioma ou é fluente em uma língua distinta. É como se houvesse uma outra voz na sua mente que adota uma personalidade diferente da sua, o que faz parecer que você é um personagem em um filme ou uma série. Aos poucos, essa voz se torna normal e você começa a pensar sempre em outra linguagem.

5) Imaginar situações de sobrevivência

Ao caminhar na rua, dirigir de um lugar para outro ou então esperar em uma fila, a sua mente começa a vagar para situações absurdas de sobrevivência e o que você faria dentro desses cenários imaginários. E se ladrões entrassem pela porta? Ou então, se o teto caísse? E se começasse um apocalipse zumbi e você tivesse que sobreviver?

Mais do que uma forma de passar o tempo, essa mania estranha realmente transporta a pessoa da realidade. Mesmo que não faça nenhum sentido, você começa a acreditar que possui sim a capacidade de pular de grandes alturas e sobreviver, como os heróis dos filmes de ação.

continua depois da publicidade

6) Sorrir para animais na rua

É inevitável, os bichinhos de estimação ganham a sua atenção com facilidade e por nenhum motivo aparente você se pega sorrindo para eles. Ainda que não seja comum fazer isso com outras pessoas, é uma mania estranha causada pelo sentimento de afeto por animais, e também por um desejo esquisito de ser gostado por eles.

7) Pensar no que faria no lugar do personagem

Com um filme ou série envolventes, é normal julgar as ações dos personagens, mas algumas pessoas têm a mania estranha de imaginar exatamente o que fariam se estivessem na história. A imaginação é tão profunda que até mesmo os efeitos sonoros e visuais são adicionados nesse cenário fictício.