De acordo com os Neurocientistas, existem manias e hábitos comuns de pessoas inteligentes que possuem um alto QI. Mas não estamos falando sobre popularidade, talento nato e astúcia para superar as dificuldades do dia a dia, por mais que isso também seja importante. Se você é um concurseiro que procura maneiras de ter uma inteligência mais aguçada para aumentar as suas chances de passar nas provas do certame, não deve deixar de ler essa matéria até o fim.
Selecionamos sete manias e hábitos comuns de pessoas inteligentes, de acordo com a Ciência. Vale deixar claro que não se trata de regras, mas sim das principais tendências apresentadas por grande parte dos indivíduos que possuem um alto QI. Bora lá conferir quais são eles?
Manias e hábitos comuns de pessoas inteligentes
1) Roem unhas
Por mais que possa parecer algo anti-higiênico e estranho para muitas pessoas, além de ser uma demonstração clara de ansiedade, o hábito de roer as unhas pode ser uma característica de alguém que possui uma inteligência aguçada.
Por quê? Simples. Roer unhas pode simbolizar uma atividade extremamente tranquilizante para o cérebro e indica uma enorme insatisfação com algo que poderia estar mais perfeito do que realmente está, independentemente do que seja. A mente consegue entender melhor esse contexto e acaba relaxando.
2) Tomam cuidado com o que falam
Mais uma das manias e hábitos comuns de pessoas inteligentes. Indivíduos com alto QI conseguem ter a plena compreensão de que a maneira como proferimos as palavras é que causam brigas, discussões acaloradas e conflitos. A questão é que, na maioria das vezes, é possível evitar eventuais desentendimentos no cotidiano.
Por isso, pessoas com a inteligência aguçada tomam o máximo de cautela com aquilo que falam, são excelentes conselheiros, não caem em contradição e querem sempre o melhor para os outros. Eles sabem que, quando agem dessa forma, recebem o dobro em troca.
3) Manias e hábitos comuns de pessoas inteligentes: Curiosidade aguçada
Você já reparou que quem tem um QI elevado também tem uma curiosidade aguçada? Pessoas inteligentes estão sempre procurando aprender algo novo, mesmo que aquilo não faça parte da sua área de atuação no mercado de trabalho. Dessa forma, elas conseguem pensar em soluções simples para resolver problemas complexos.
Quem é um curioso nato costuma ter ideias ou pensamentos mais inovadores e age com muito mais assertividade. O aprendizado constante aumenta a elasticidade do cérebro, o que possibilita a aquisição de mais conhecimento para superar os obstáculos da vida com inteligência.
4) Mascar chicletes
Apesar da maioria dos dentistas condenarem o uso excessivo das famosas gomas de mascar, já que elas causam danos aos nossos dentes com o passar do tempo, os Neurocientistas afirmam que esse hábito é um indicativo de alguém com um alto QI.
O motivo? A atenção, o intelecto e a memória são estimulados durante a mastigação constante. E isso auxilia a pessoa a ter um melhor desempenho em sua profissão, nos estudos para as provas de um concurso público e até mesmo em tarefas rotineiras do cotidiano.
5) Leitura diária
Quando se fala em manias e hábitos comuns de pessoas inteligentes, a leitura está sempre presente. De acordo com a Psicologia, ler todos os dias impulsiona o desenvolvimento cerebral, aumenta a nossa bagagem de conhecimento, aprimora o senso crítico, estimula a criatividade, aperfeiçoa a comunicação e por aí vai.
Na verdade, a leitura “treina” a nossa mente para exercer uma outra atividade, exercita a memória e consegue até melhorar as funções cognitivas. Esse saudável hábito também atua na prevenção de doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer. Meia hora por dia já faz uma baita diferença em seu intelecto.
6) Manias e hábitos comuns de pessoas inteligentes: Autoconsciência
Pessoas autoconscientes sabem muito bem em quais relações devem investir e quem pode se tornar os seus mentores na vida. Elas evitam (ao máximo) conviver com indivíduos que falam mal dos outros pelas costas, já que possuem uma intuição aguçada para saber que podem ser as próximas da lista.
Quem tem uma autoconsciência bem aprimorada também sabe que determinadas ações de alguns colegas de trabalho podem contribuir para criar um ambiente tóxico. Em suma, pessoas sábias sabem reconhecer esses campos minados e evitá-los a todo custo.
7) Alta adaptabilidade
A última das manias e hábitos comuns de pessoas inteligentes. Se você é daqueles concurseiros que conseguem se adaptar a qualquer tipo de situação ou ambiente em prol de um bom convívio (sem esboçar sofrimentos), provavelmente tem uma inteligência aguçada.
Ser uma pessoa adaptável nada mais é do que implementar pequenos ajustes em sua essência, seja no modo de falar, de trabalhar e até na maneira de se vestir, com o objetivo de gerar uma influência positiva em qualquer ambiente. Se adaptar não é nada fácil, já que remete a deixar a nossa zona de conforto, mas é completamente possível. A sua inteligência agradece.