O Brasil está entrando em sua terceira onda de calor do ano. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas máximas podem superar em mais de 5ºC a média climatológica.
Em alguns estados, como no Rio de Janeiro, a sensação térmica já ultrapassa os 40ºC, atingindo o nível 4 de calor: essa medida é caracterizada por índices altos, variando de 40ºC a 44ºC.
Com base no Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) da União Europeia, 2024 foi o ano mais quente já registrado; antes disso, 2023 detinha esse título.
Os recordes de temperatura falam muito sobre os problemas da crise climática, mas a situação alarmante vivida no Brasil já é quase comum em outras partes da terra.
Muitos acreditam que as discussões sobre como a humanidade está alterando a dinâmica do planeta são algo distante, que só as próximas gerações sentirão: mas isso está longe de ser verdade.
Algumas cidades do planeta, inclusive, já estão sentindo intensamente os efeitos da crise climática, com temperaturas tão altas que parecem inimagináveis.
Mas quais seriam esses lugares? Confira abaixo 7 exemplos de regiões onde os termômetros atingem 50ºC ou mais, algo que não é raro, mas sim bastante comum.
7 lugares onde as temperaturas superam os 50ºC

Os 7 lugares listados já passaram dos 50ºC com frequência. Foto: Reprodução / Pexels
1. Death Valley, Califórnia
O Death Valley, ou Vale da Morte, fica no deserto de Mojave, na Califórnia. A região é conhecida por ser a mais quente da terra.
O recorde de temperatura está em incríveis e escaldantes 56,7ºC, registrados no dia 10 de julho de 1913. Até hoje, os turistas visitam o local para vivenciar a experiência desse calor abrasador.
Mesmo estando rodeado por cordilheiras montanhosas, o vale está na altitude mais baixa dos Estados Unidos.
Como o solo alcalino do deserto é muito seco e desprovido de vegetação, além das montanhas ao redor reterem o calor refletido pelo solo, é fato que o Death Valley fica absurdamente quente no verão e desagradável até mesmo no inverno.
2. El Azizia, Líbia
Por muito tempo, o recorde de lugar mais quente da terra pertenceu a El Azizia, um importante centro comercial que fica a 55 km ao sudeste de Trípoli, na Líbia.
De acordo com registros antigos, a temperatura no local já teria atingido 57,78ºC no dia 13 de setembro de 1922. O dado, porém, foi considerado pouco confiável pela Organização Meteorológica Mundial, devido a medições imprecisas.
Mesmo assim, a região continua ocupando o segundo lugar no ranking das regiões mais quentes. Estima-se que a temperatura máxima não tenha passado dos 56ºC.
3. Kebili, Tunísia
Kebili é considerada uma espécie de oásis no deserto da Tunísia: seu recorde é de 55ºC, registrado em 1931.
Considerada a mais antiga cidade habitada no país, ela ainda abriga cerca de 18 mil pessoas, que enfrentam calores escaldantes no verão e invernos rigorosos.
Independentemente, a vida floresce em Kebili, com sua famosa produção de tâmaras e rica cultura.
4. Ghadames, Líbia
Conhecida como a “Pérola do Saara”, Ghadames é uma cidade listada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
Boa parte de suas ruas tem solo branco e são sombreadas pelas construções, tornando a vida de seus moradores mais suportável, que precisam enfrentar temperaturas de 41ºC, ou até mesmo 55ºC, em determinados casos.
5. Timbuktu, Mali
Timbuktu fica no sul do deserto do Saara, em Mali, e também é um Patrimônio Mundial da Unesco.
Um dia um importante porto comercial e centro de ensino islâmico, Timbuktu agora é um centro administrativo, abrigando cerca de 32 mil pessoas. Em seu mês mais quente, a temperatura média fica em torno de 42ºC; porém, seu recorde é de 54,4ºC.
6. Arouane, Mali
Ainda em Mali, Arouane é uma pequena vila subsaariana que fica no caminho para Timbuktu. Apenas 300 famílias residem ali: o deserto que a envolve é estéril, e a região é bastante ventosa.
Como a chuva não é suficiente para garantir o cultivo agrícola, os moradores dependem do comércio de caravanas. Tudo isso é feito em temperaturas altíssimas, e a máxima já registrada foi no verão de 1945, atingindo 54ºC.
7. Tirat Tsvi, Israel
Tirat Tsvi, ou Tirat Zvi, é uma cidade que fica na área de HaZafon, no Distrito Norte, sendo a sede de um kibutz fundamental para a agricultura do país.
Nessa pequena cidade, já foi registrada a temperatura recorde asiática de 53,9ºC, em 21 de junho de 1942.