No mundo dos livros, existem algumas obras que merecem aplausos, mas que são pouco conhecidas pelo grande público. Se você é um concurseiro fã de uma boa leitura e está disposto a conhecer além dos clássicos consagrados da literatura mundial, está no lugar certo.
Elaboramos este artigo que selecionou sete livros que são verdadeiras obras de arte e que pouca gente conhece. Acompanhe-nos até o fim da leitura e fique por dentro das obras que merecem ser apreciadas e compartilhadas, já que são verdadeiras fontes de conhecimento.
Livros que são verdadeiras obras de arte
1. Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez
Esta é uma história em que o autor narra a saga de uma família em uma cidade imaginária localizada no interior da Colômbia.
O que torna este livro tão especial para o concurseiro é a mescla singular de comédia, drama e elementos que fazem parte da fantasia, que foram entrelaçados com extrema habilidade durante toda a narrativa.
2. A Metamorfose, de Franz Kafka
Um dos grandes escritores da Europa presenteia o concurseiro com uma história curiosa. A narrativa é sobre um homem que acorda um dia transformado em uma barata gigante.
Embora o livro não traga as respostas para todos os nossos questionamentos sobre a vida, ele leva o leitor a fazer profundas reflexões sobre os rumos da nossa sociedade. Não é à toa que essa obra é considerada uma das mais marcantes e inesquecíveis da literatura mundial.
3. Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski
Você sabia que os escritores russos foram os pioneiros do romance, concurseiro? É verdade.
Esse livro foi publicado em 1866 e nos apresenta a história de um crime que foi cometido pelo ex-estudante Ródion Ramanovich Raskolnikov, bem como todas as consequências deste ato impensado.
A obra traz personagens poderosos e tem uma narrativa que prende o leitor desde a primeira página.
4. Madame Bovary, de Gustave Flaubert
Essa obra é um verdadeiro marco na história da emancipação feminina mundial. O concurseiro vai conhecer a história de uma mulher que desafia as normas sociais de sua época e que explora a sua própria essência de maneira provocativa e, por vezes, polêmica.
O livro faz duras críticas à idealização do amor e traz à tona assuntos que causam frenesi até hoje, como adultério e suicídio. E olha que ele foi escrito em 1857, hein.
5. Vidas Secas, de Graciliano Ramos
O concurseiro vai se deparar com a trajetória de uma família de retirantes no sertão do nordeste brasileiro, que estava em busca de melhores condições de vida.
O autor nos leva a refletir sobre temas como seca, pobreza e miséria. Toda a linguagem do livro possui um tom de crítica à sociedade e vai comover o leitor do início ao fim.
6. A Leste do Éden, de John Steinbeck
O autor apresenta ao concurseiro a história de duas famílias que vivem no oeste americano ao longo de várias gerações.
Steinbeck aborda temas como o conflito entre o bem e o mal, a busca pela redenção, a complexa relação entre pais e filhos, além da natureza da liberdade e do destino de cada um nesta vida.
Este romance também oferece uma detalhada descrição da rotina diária na zona rural do estado da Califórnia, destacando as lutas, dificuldades e esperanças dos seus habitantes.
7. A Guerra do Fim do Mundo, de Mario Vargas Llosa
Nesta obra, o concurseiro vai conhecer um pouco mais a visão do autor sobre a Guerra de Canudos, que aconteceu no nordeste brasileiro, no final do século XIX.
A história deste sangrento conflito entre o exército brasileiro e os seguidores do líder religioso Antônio Conselheiro foi narrada em um livro marcado pela qualidade e riqueza de detalhes. É uma leitura que nos faz refletir sobre os eventos históricos e seus impactos na sociedade.