A literatura é fonte inesgotável de conhecimento e experiências únicas proporcionadas ao leitor. No mundo das profissões, a leitura é indispensável, e isso é regra geral para a maioria dos cursos de graduação.
Estudantes de vários cursos devem sempre estar ligados e procurar ler o maior número de livros possível, para construir o senso crítico, necessário a cada profissão. Estudantes de Direito não estão excluídos dessa regra e, assim como tantos outros estudantes, precisam estar sempre antenados às recomendações literárias.
Nesse sentido, existem livros importantes para os estudantes de Direito, que devem figurar nas prateleiras mais próximas. Pensando nisso, elaboramos uma lista com sete livros essenciais para todo estudante de Direito, e nem todos são necessariamente da área jurídica.
7 livros essenciais para todo estudante de Direito
A área jurídica é bastante procurada por estudantes de todas as idades do Brasil. O curso é conhecido por exigir muitas leituras, nem sempre apenas de livros jurídicos, compostos por muitas expressões da profissão.
Sendo assim, muitas leituras recomendadas para alunos de Direito passam a retratar a rotina de advogados ou apenas promovem um reflexão acerca de temas que sejam pesquisados e pensados dentro da sala de aula.
Confira aqui a lista com sete livros essenciais para todo estudante de Direito:
1 – A arte da Guerra
O livro escrito por Sun Tzu durante o século IV a.C. é um grande exemplo de como um advogado deve se portar. Para exercer a profissão, é necessário ter uma certa postura, pensamento de forma que seja estratégico e, claro, saber argumentar e sustentar seus pensamentos quando estiver defendendo alguém.
Nesse sentido, o tratado militar possui ricas lições que podem ser extraídas e transformar o estudante em um advogado de sucesso e prestigiado. Pelos ensinamentos do livro é possível saber lidar com situações adversas, buscando sempre a resolução destes problemas a partir da elaboração de um plano de ação.
2 – A Era dos Direitos
Norberto Bobbio é um importante autor para a área jurídica. Nesse livro são selecionados 11 artigos que versam sobre os direitos dos homens e colocam a reflexão das necessidades naturais e sociais dos homens que compõem a sociedade.
Dessa forma, os ensaios mostram o papel do homem na construção da sua história e da história de uma determinada parte da humanidade. O livro também analisa o direito da liberdade, muitas vezes colocado em risco por conta de uma relativização problemática dos direitos fundamentais.
O livro de Bobbio busca mostrar conceitos do que se faz fundamental na vida do homem, frisando a importância da liberdade e maneiras de como ela deve ser garantida e mantida para todos.
3 – O Processo
Franz Kafka é um nome importantíssimo e de grande estima para o mundo da literatura. Essa obra toda é contada a partir de um processo movido a uma pessoa que não faz a menor ideia do motivo pelo qual está sendo processada.
Recomendado para advogados, principalmente os criminalistas, o livro vai contando a história de uma pessoa presa sem saber o que ela fez para receber tal sentença. A história visita os limites da justiça e do direito que cada um tem para se defender.
4 – A Sangue Frio
O jornalista Truman Capote escreveu uma verdadeira obra-prima. A Sangue Frio, um clássico do jornalismo literário, conta a história de uma família assassinada brutalmente nos Estados Unidos, com o caso ganhando imensa repercussão.
Capote apurou toda a história e a transformou em livro. O profissional precisou ler diários e fazer várias entrevistas com os envolvidos no caso. Prato cheio para advogados, o livro conta de maneira única todos os acontecimentos que levaram até a feitura do crime, sendo um livro essencial para todo estudante de Direito.
5 – Teoria Geral do Processo
Esse livro é responsável por trazer um entendimento mais preciso da Justiça. A obra trata da organização judiciária, delimitando funções do STJ e do STF, além de falar a respeito dos serviços auxiliares da Justiça, do Ministério Público e muito mais.
6 – O Primeiro Ano – Como se faz um Advogado
Nesse livro, o autor Scott Turow conta suas experiências durante o primeiro ano do curso de Direito em Harvard. Dentre os vários casos da obra, o autor retrata conversas com professores, como quando questionou os motivos pelos quais a faculdade de Direito nos Estados Unidos seria de apenas três anos.
Conversas à parte, o livro é uma ótima opção para advogados que entraram recentemente na faculdade e esperam um mundo novo de experiências nos próximos anos. Analisando a obra é possível ter noção do ponto de vista de um profissional de outra realidade.
7 – O Sol é para Todos
O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher de pele branca. A história se passa nos Estados Unidos da década de 1930 e se desenrola a partir do ponto de vista da filha do advogado.
Na história, o advogado se destaca ao buscar uma sociedade mais justa, livre de preconceitos e da violência, principalmente a violência racial que fez parte da história dos Estados Unidos durante um determinado período de sua história.