7 gírias que entraram no dicionário da Língua Portuguesa

Além de logar, outras gírias relacionadas à internet foram incorporados aos dicionários oficiais. Confira alguns exemplos na matéria.

Como bem sabemos, a Língua Portuguesa é um idioma em constante movimento, assim como os demais. Existem palavras que nunca vão cair em desuso por representarem atitudes que sempre praticamos no dia a dia, como amar, comer, beber, chorar e animar.

continua depois da publicidade

Devido ao contexto da contemporaneidade, os dicionários oficiais passam por atualizações frequentes para contemplar termos que viraram tendência no país e foram ‘oficializados’ pelas pessoas no dia a dia. Um claro exemplo é a expressão ‘logar’, que faz parte do vocabulário.

Algumas gírias também foram incorporadas à nossa língua, porque, há um tempo, não faziam nem parte de nosso contexto. Mas a modernidade trouxe-as para o cotidiano, virando hábito e, com isso, fazendo com que os dicionários se adaptassem ao novo cenário.

Leia também

Vamos trazer alguns exemplos ao longo da matéria para que você fique por dentro do assunto. Que tal conferir outros conteúdos sobre gramática que já publicamos por aqui? Temos dicas de concordância, usos de vírgula, significado de termos diferentes e muito mais.

continua depois da publicidade

Inclusive, o nosso site também conta com uma seção exclusiva de simulados gratuitos para os concurseiros de plantão. Assim, você consegue se preparar com eficiência para provas em diversas partes do país. São milhares de questões, filtradas por cargos e/ou disciplinas.

Gírias do dia a dia que entraram para os dicionários oficiais do Brasil

Além de logar, outras gírias relacionadas à internet foram incorporados aos dicionários oficiais. Lembrando que o verbo citado corresponde ao ato de entrar em plataformas, aplicativos ou sites por meio de login e senhas de acesso – prática que se tornou comum no dia a dia.

Twittar, por exemplo, está descrita no dicionário Michaelis, pelo incrível que pareça. E isso pode gerar até mesmo uma confusão lá na frente, já que o nome da rede social sofreu um rebranding e, agora, se chama “X”. Talvez, o verbo caia em desuso e seja retirado nos anos seguintes.

continua depois da publicidade

Vamos à lista, então? Confira alguns exemplos de gírias nacionais que, agora, estão descritas nos dicionários:

  1. Nude: diz respeito a fotografias íntimas ou o próprio ato de estar desnudo. A palavra foi integrada no Dicionário Online de Português;
  2. Twittar: conforme informamos, o verbo passou a fazer parte do Michaelis;
  3. Trollar: ato de pregar uma peça em alguém, seja pela internet ou pessoalmente. A palavra está descrita no Dicionário Online de Português;
  4. Deletar: apagar arquivo ou alguma foto do computador ou outro dispositivo eletrônico, sendo que a palavra foi incorporada ao Michaelis;
  5. Ferrar: palavra relacionada ao ato de ‘avacalhar’ alguma situação ou alguém;
  6. Baixar: ato de fazer o download de algum arquivo;
  7. Estar afim: expressão que indica interesse amoroso por alguém ou uma disposição a gostar de alguma situação ou coisa.
Leia também

Concursos em sua
cidade