O mundo dos concursos pode parecer cruel para muitas pessoas que estão em busca de uma tão sonhada vaga no serviço público. Além de uma rotina empenhada de estudos, os concurseiros ainda têm que lidar com situações externas que podem influenciar no sucesso de seu objetivo. Durante essa jornada em busca da vaga, todo concurseiro já deve ter usado várias expressões que condizem com o seu momento.
Para passar em algum concurso é preciso ter um objetivo bem definido e cuidados durante a sua execução. Primeiramente, é necessário escolher um certame pelo qual gostaria de ser aprovado e estabelecer uma rotina diária de estudos, com um cronograma bem definido até o dia da prova. Além disso, o concurseiro deve também estar atento a uma série de fatores que implicam no sucesso ou não dessa jornada.
Ao longo deste caminho, vários concurseiros já usaram expressões que traduzem um pouco a vida voltado para os estudos. Pensando em trazer um ar mais leve, listamos 7 expressões que todo concurseiro já usou. Veja quais são elas:
7 expressões que todo concurseiro já usou
Durante a caminhada até a tão desejada aprovação, o concurseiro deve saber se desviar de várias tentações que aparecem. É preciso manter também o bom humor, pois nesse percurso acontecem situações em que se torna necessário usar um bom jogo de cintura.
A seguir, confira 7 expressões que todo concurseiro já usou, seja para declinar um convite para uma saída ou até mesmo expressões bastante comuns no meio de sua rotina. Confira:
1 – Não posso, vou estudar!
Quem nunca rejeitou um convite para uma saída imperdível com os amigos? Pois é, muitos concurseiros usam essa frase como “desculpa” para ficarem em casa. Entretanto, todos sabem que é uma fase e que logo os concurseiros já empossados poderão passear com todos os amigos sem medo.
2 – Eu vou, mas tem lugar pra estudar?
Essa expressão traduz bem o espírito do concurseiro que não pode parar sua vida de estudos para atender outros compromissos menos importantes.
3 – Não tenho dinheiro, comprei apostila!
Enquanto concurseiro, a vida financeira pode se manter apertada, não sobrando dinheiro para coisas que não são importantes neste momento. Portanto, muitas vezes o investimento deve ser todo em materiais de qualidade que possam auxiliar na aprovação.
4 – Tem isenção de taxa?
Outra expressão usada frequentemente por concurseiros traduz o espírito dos candidatos. Cada vez mais os concursos exigem taxas de inscrição muito altas e muitos concurseiros se veem na obrigação de entrar com pedido de isenção de taxa, observando o disposto em cada edital.
5 – Passei e já estou estudando para outro.
O apetite do concurseiro é realmente insaciável. Às vezes, alguns candidatos estudam tanto para concursos que vão acumulando aprovações seguidas. Claro que isso é algo que acontece de forma muito rara, mas existem alguns casos espalhados por aí.
6 – Esse TAF é impossível, vamos ter que pedir recurso.
Algumas carreiras públicas exigem um TAF (Teste de aptidão física) como prova de esforço para cargos que trabalham diariamente com o corpo e suas limitações. Nesse caso, o exame serve para complementar as exigências para os cargos determinados.
Muitos TAF’s exigem um desempenho fora do comum, considerado por muitos candidatos, humanamente impossível. Em casos assim, vários participantes pedem recurso para a prova, afim de que haja uma análise criteriosa sob o que está sendo solicitado pelo teste.
7 – Como assim eu não estudei esse assunto? (caiu na prova)
Quem nunca saiu de uma prova com o sentimento de ter deixado algo passar?! Essa frase é muito comum durante o momento de realização da avaliação teórica. Com o sentimento de ter estudado tudo, pode acontecer de algum conteúdo passar despercebido. Portanto, para não ter que usar a frase acima após um concurso, é necessário planejar de forma correta a rotina de estudos, bem como as sessões de revisões e outras etapas do estudo.