Você sabia que muitas das palavras e expressões que usamos todos os dias em nosso vocabulário têm origem no latim, concurseiro? É verdade.
Mesmo que o latim seja considerado por muitos estudiosos uma “língua morta”, ainda vivemos rodeados por suas influências.
Elaboramos este material que selecionou sete expressões em latim que permanecem intactas até hoje e que são bastante usadas no cotidiano.
Acompanhe-nos até o fim da leitura para turbinar ainda mais os seus conhecimentos para encarar as provas de um concurso público.
Expressões em latim que continuam intactas
1. Agnus Dei
No cristianismo, a expressão “Agnus Dei”, que significa “Cordeiro de Deus” em latim, é usada para se referir ao sacrifício de Jesus Cristo pelos pecados cometidos pela humanidade.
Essa expressão remete à ideia de sacrifício e redenção, que são extremamente importantes na fé cristã.
2. Corpus Christi
Essa expressão significa “Corpo de Cristo”. Na festa de Corpus Christi, os católicos comemoram que Jesus Cristo está presente na Eucaristia.
Na verdade, esse dia não tem uma data fixa no calendário, ocorrendo 10 dias após outra festa importante da igreja, o Pentecostes. Essa festa foi instituída pelo papa Urbano IV no ano de 1264.
3. Curriculum Vitae
Você sabia que o termo “curriculum vitae” também tem origem do latim, concurseiro? Sim. Essa expressão tão usada no mercado de trabalho se refere ao histórico profissional de alguém, ou seja, à trajetória de trabalho e estudo ao longo da vida dessa pessoa.
4. Data Venia
Quando queremos solicitar permissão para falar, adentrar em um determinado ambiente, pedir passagem ou mesmo fazer algo, usamos a expressão “data venia”, que quer dizer “com licença”.
É como se estivéssemos pedindo desculpas antecipadamente por interromper ou incomodar alguém.
5. Habeas Corpus
A expressão “Habeas corpus” tem relação com a área do Direito Penal. Trata-se de uma ação judicial que visa proteger o direito à liberdade física das pessoas e que significa “ter o corpo”.
Por exemplo, se alguém é detido ilegalmente, essa pessoa pode pedir um “habeas corpus” para ser libertada.
6. Per Capita
É bastante provável que você já tenha escutado esse termo por aí, concurseiro. Quando falamos em “per capita”, que significa “por cabeça”, estamos nos referindo a uma média que é calculada individualmente para cada pessoa em um grupo.
É uma forma de entender o quanto de algo existe para cada indivíduo em uma cidade, estado ou país.
7. Post Scriptim (P.S.)
Significa “escrito depois”. No final de uma carta ou mensagem, por exemplo, quando queremos acrescentar algo que esquecemos de mencionar anteriormente, usamos o “post scriptum”, que é abreviado como P.S.
É como se fosse uma observação extra que vem após o texto principal que acabou de ser redigido.
Agora que conhecemos um pouco mais sobre as expressões em latim que continuam intactas e usamos em nosso dia a dia, podemos perceber como elas ainda estão presentes e influenciam o vocabulário da Língua Portuguesa, mesmo após tantos séculos.