7 dicas para evitar umidade e o mofo no guarda-roupa

A umidade em um guarda-roupa produz maus odores nas peças e também pode causar o desenvolvimento de bactérias, ácaros e fungos.

A umidade no guarda-roupa pode não só estragar os tecidos ou dar-lhes um odor bastante desagradável, mas também causar o desenvolvimento de fungos. É também provável que as consequências sejam transferidas para o mobiliário, paredes e teto.

continua depois da publicidade

Da mesma forma, deve-se considerar que a umidade constitui um agravante em caso de doença respiratória ou alergia. Por isso, você deve saber como evitá-la.

Como evitar umidade e o mofo no guarda-roupa?

1. Ventile o guarda-roupa

Leia também

A ventilação dos móveis deve ser realizada independentemente de haver ou não umidade no seu interior. É fundamental que, para eliminar a umidade e os maus odores, o guarda-roupa seja ventilado e o ar circule em seu interior.

2. Limpe o interior

Embora dê trabalho, é necessário esvaziar todo o guarda-roupa e limpá-lo bem para evitar o aparecimento de umidade. O ideal é fazer a cada dois ou três meses para que a umidade não provoque o aparecimento de fungos.

continua depois da publicidade

3. Use carvão vegetal

Talvez você não saiba, mas o carvão é uma solução para eliminar a umidade e os maus cheiros dos móveis. Seu método de utilização consiste apenas em colocar as peças de carvão nas áreas do armário onde mais se acumula umidade, inclusive nas gavetas. Deve-se levar em consideração que o carvão libera manchas, por isso é necessário embrulhá-lo em papel.

4. Use café para eliminar mau cheiro

O café é outro remédio caseiro muito eficaz para eliminar a umidade e os maus odores dos armários. Pendurar pequenas saquinhos no guarda-roupa é o suficiente para evitar o aparecimento de mofo.

Para isso, você pode usar pedaços de pano e café moído. Caso contrário, é possível adquirir saquinhos de café semelhantes aos saquinhos de chá vendidos nos supermercados.

continua depois da publicidade

5. Remova a umidade com arroz

O arroz é outro remédio caseiro para eliminar a umidade, pois da mesma forma que o café, é muito absorvente. Para usar, basta encher saquinhos com aproximadamente 15 gramas do alimento cada, pendurá-los e guardá-los em gavetas.

Vale lembrar que o arroz precisa ser trocado a cada 15 dias para que não perca eficácia e para evitar que a umidade volte a aparecer.

6. Utilize o bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também é perfeito para neutralizar odores e absorver a umidade de espaços fechados. Basta colocar um ou dois recipientes com bicarbonato de sódio e fazer pequenos furos na tampa.

continua depois da publicidade

Para que este truque não perca a eficácia, é necessário verificar os frascos e substituí-los por outros quando estiverem cheios de líquido.

7. Use sílica-gel

As esferas de sílica-gel não são tóxicas nem inflamáveis ​​e você as encontrará com odor neutro ou perfumado. Elas também têm um efeito desinfetante contra bactérias.

É o produto com maior poder de absorção de umidade, podendo diminuir em até 40% a umidade relativa do ambiente quando se trata de espaços fechados como guarda-roupas.

Cuidado com roupas molhadas

Por fim, é importante que você não coloque roupas ou tecidos molhados no guarda-roupa, pois isso produzirá odor no armário. Os tecidos têm a capacidade de reter a umidade por um longo período de tempo.

Lembre-se que os ambientes úmidos são locais propícios e criadouros para a proliferação de bactérias e fungos, que são os principais responsáveis ​​pelo mau cheiro nas peças. O ideal é lavá-las e deixá-las secar completamente ao ar livre.

Leia também

Concursos em sua
cidade