Ingressar em um curso universitário não é uma exclusividade de quem acabou de se formar no Ensino Médio. A busca por um maior nível de conhecimento, o aumento das chances de empregabilidade ou a realização de um sonho antigo, são alguns dos motivos que levam muitos profissionais experientes a retornarem para as salas de aulas.
Se você já passou das quatro ou cinco décadas de vida, ainda está na ativa no mercado de trabalho, mas está pensando em fazer faculdade, preparamos essa matéria que selecionou sete cursos superiores para quem tem 40 anos ou mais.
Continue a leitura até o fim e conheça as graduações mais recomendadas para aqueles que já passaram dessa idade, mas que sonham em conquistar o diploma da faculdade. Afinal de contas, nunca é tarde para se aperfeiçoar sempre mais e alcançar os objetivos de vida que ainda faltam, não é verdade?
Cursos superiores para quem tem 40 anos ou mais
1) Publicidade e Propaganda
Se você se identifica com a área de Ciências Humanas, gosta de ler muito, tem perfil desinibido, familiaridade com tecnologia e é uma pessoa criativa, que tal fazer o curso de Publicidade e Propaganda. O Publicitário é o responsável por elaborar toda a estratégia de marketing das empresas, seja na internet ou nos meios tradicionais.
Para atuar nessa profissão não existe limite de idade. Basta que você tenha as habilidades técnicas necessárias para alavancar as vendas de um negócio divulgando-o para o seu público-alvo. Existe uma considerável demanda para bons profissionais do ramo da Publicidade em todo o Brasil.
2) Administração de Empresas
Outro dos cursos superiores para quem tem 40 anos ou mais. Você tem afinidade com a área de Finanças, Ciências Exatas e adora tudo aquilo que tenha relação com Gestão Empresarial? A graduação em Administração de Empresas pode ser ideal para o seu caso.
O mercado de trabalho está bastante aquecido para os profissionais que se graduam nesse curso. Vale destacar que praticamente todo negócio de médio ou grande porte precisa de um Administrador de Empresas competente para fazê-lo destacar da concorrência e mantê-lo competitivo.
3) Relações Públicas
Quem gosta de se relacionar com as pessoas e da área de Ciências Humanas, tem perfil desinibido, uma linguagem persuasiva e as qualidades necessárias para construir sólidos relacionamentos profissionais, a graduação em Relações Públicas pode ser a mais indicada. Quem se forma nesse curso tem a complexa missão de estreitar as relações entre as empresas e o público-alvo delas, de forma que ambos possam se beneficiar.
Muitas organizações de diversas áreas precisam de profissionais formados nesse curso para que a relação com os seus clientes seja ainda mais próxima, o que se traduz em fidelização a uma determinada marca. Se você acha que tem o perfil para essa profissão, poderá encontrar diversas oportunidades de trabalho, dependendo das suas competências.
4) Letras
Pensou em cursos superiores para quem tem 40 anos ou mais? Esse também pode ser perfeito. Se você tem uma boa didática, perfil desinibido, afinidade com alguma área do conhecimento e gosta de interagir com outras pessoas no dia a dia, o curso de Letras é um dos mais indicados.
É possível se tornar um Professor, ministrar aulas em escolas ou faculdades em geral e faturar uma boa grana, dependendo da sua demanda de trabalho. Além disso, você também pode dar aulas online, caso tenha familiaridade com tecnologia e ambientes virtuais. Basta dominar (muito bem) um assunto e pronto.
5) Fisioterapia
A área da Saúde também costuma ser bastante promissora para aqueles profissionais mais dedicados. Se você sempre gostou de ajudar os outros, tem empatia e paciência de sobra e não se importa em lidar com pessoas fisicamente debilitadas ou com dificuldades de locomoção, que tal se arriscar no curso de Fisioterapia? Existe uma carência de mão de obra especializada em todo o Brasil.
O Fisioterapeuta é o responsável por aplicar técnicas que auxiliam na recuperação dos movimentos dos pacientes que sofreram acidentes ou foram acometidos por doenças incapacitantes. Você pode prestar serviço em clínicas ou hospitais e até trabalhar como autônomo.
6) Nutrição
Com cada vez mais pessoas se preocupando com a própria saúde e bem-estar, o curso de Nutrição também é bastante promissor para quem gosta dessa área. Se você acredita ter o perfil ideal para lidar com pacientes com necessidades nutricionais distintas, portadores de vícios alimentares e tem uma comunicação convincente, esse ramo pode ser perfeito.
O Nutricionista é o responsável por traçar um plano alimentar que esteja de acordo com as demandas de cada paciente, seja para ganhar peso ou emagrecer. É possível atuar em clínicas, hospitais e até como profissional autônomo, realizando consultas online. Você escolhe.
7) Engenharia da Computação
Por fim, o último dos cursos superiores para quem tem 40 anos ou mais. Você tem muita afinidade com a área de Ciências Exatas, tecnologia e com tudo aquilo que permeia o mundo dos computadores ou da Inteligência Artificial? Se graduar em Engenharia da Computação pode ser uma ótima alternativa.
Esse profissional é o responsável por projetar e criar hardwares e softwares para computadores, máquinas industriais e celulares em geral. Essa é uma área rentável e promete ter uma alta demanda de trabalho no futuro. Pode apostar.