As constelações são entendidas como os diferentes conjuntos de estrelas que se agrupam no céu e que, unidas a linhas imaginárias, formam uma figura sob uma perspectiva completamente humana. Inclusive, muitas delas podem ser vistas da Terra a olho nu.
Elas não se referem apenas a um aglomerado estelar, mas também ao espaço onde se encontram. Os ancestrais as usavam para prever ou entender eventos do presente, ou futuro, especialmente relacionados à natureza. Veja as mais conhecidas abaixo.
7 constelações que podem ser vistas a olho nu
1. Órion
Esta é uma das constelações mais reconhecíveis, graças às três estrelas alinhadas que formam o “Cinturão de Órion”. Na mitologia grega, ela está associada ao caçador mitológico Órion. Além disso, esta constelação abriga uma nebulosa de mesmo nome, sendo uma das mais famosas e fotografadas do céu.
2. Cruzeiro do Sul
Visível principalmente no hemisfério sul, o Cruzeiro do Sul é formado por quatro estrelas que criam a imagem de uma cruz. Foi usado como referência por navegadores e tem um significado cultural importante para diversas sociedades do planeta.
3. Ursa Maior
Ursa Maior é famosa por abrigar a “grande carroça”, um grupo de estrelas que parece formar um carro em movimento. Ela também conta com a Estrela Polar, é usada para orientação devido à sua posição fixa em relação ao polo norte celeste.
4. Ursa Menor
Esta constelação é formada por sete estrelas e também pode ser facilmente reconhecida no céu. Na mitologia grega, a Ursa Menor tem uma associação com a ninfa Calisto, que foi transformada em uma ursa por Hera, a esposa ciumenta de Zeus.
5. Cão Maior
Na mitologia grega, Cão Maior é associado ao cão de guarda de Órion. Sua estrela mais famosa é Sirius, a mais brilhante no céu noturno, adicionando um toque de esplendor a essa constelação.
6. Cão Menor
Cão Menor é uma constelação discreta, mas é conhecida por abrigar a estrela Prócion, que é a oitava mais brilhante no céu noturno. Na mitologia grega, ela é associada ao cão de caça de Órion.
7. Andrômeda
Finalmente, Andrômeda é uma constelação do hemisfério norte que possui a galáxia espiral mais próxima da Via-Láctea. Conforme os mitos gregos, Andrômeda é a princesa oferecida como sacrifício ao monstro Cetus, posteriormente resgatada por Perseu.