A inteligência emocional (IE) tornou-se um atributo valorizado especialmente no mercado de trabalho.
Estudos indicam que indivíduos com alta IE tendem a ter melhores relações interpessoais, capacidades de liderança e desempenho profissional.
Para entender a importância da IE atualmente, é essencial examinar as pesquisas científicas que validam sua existência e os traços que as pessoas com essa característica exibem. Confira alguns deles a seguir.
Traços de pessoas com alta inteligência emocional
1. São adaptáveis
Pessoas inteligentes emocionalmente são reconhecidas por sua capacidade de se adaptar e ter sucesso em diversos ambientes.
Segundo especialistas, essa adaptabilidade se manifesta na habilidade de superar desafios e limitações. Em outras palavras, elas demonstram flexibilidade ao encontrar soluções apesar de obstáculos.
Estudos psicológicos corroboram que essa qualidade envolve a habilidade de alterar comportamentos para interagir mais eficientemente com o ambiente ou modificar o próprio ambiente para melhor atender às necessidades.
2. Não guardam rancor
As emoções negativas associadas ao ressentimento são uma forma de reação ao estresse. A mera recordação de um evento desencadeia a resposta de “luta ou fuga” do corpo, que é vital em situações de perigo real.
Contudo, quando o perigo é apenas uma memória, manter esse estresse pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de hipertensão e doenças cardíacas, conforme estudos da Emory University.
Pessoas com alta inteligência emocional reconhecem a importância de liberar ressentimentos para preservar o bem-estar físico e emocional.
3. Agradecem
Dedicar momentos para contemplar as razões de gratidão é benéfico, bem como é um traço de quem tem alta inteligência emocional.
Estudos mostram que tal prática pode diminuir os níveis do hormônio do estresse, o cortisol, em 23%.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis, observaram que a manutenção de uma perspectiva grata no cotidiano está associada a um aumento no bem-estar emocional, energético e físico.
4. Se desconectam
Desconectar-se regularmente é indicativo de um alto Quociente Emocional (QE), pois promove o foco no presente e ajuda a gerenciar o estresse.
Estar constantemente disponível para o trabalho pode levar a um acúmulo de estresse. Portanto, optar por se desconectar e até mesmo desligar o celular pode proporcionar um descanso necessário.
Pesquisas sugerem que intervalos das mídias sociais podem efetivamente diminuir a tensão cotidiana.
A expectativa de disponibilidade permanente imposta pela tecnologia pode ser um obstáculo para relaxar fora do ambiente laboral, especialmente quando comunicações relacionadas ao trabalho podem interromper a qualquer instante.
5. São criativas
A criatividade pode não ser um indicador exclusivo de alta inteligência emocional, mas frequentemente acompanha essa característica, conforme mencionado por um estudo conduzido por Olivia Jewell e Kian Betancourt.
A pesquisa aponta que a presença de habilidades artísticas pode sugerir inteligência emocional em uma pessoa, mesmo que ela própria não reconheça essa capacidade.
6. Demonstram empatia
Compreender profundamente as próprias emoções é o que fomenta a capacidade de empatizar com os sentimentos alheios.
A empatia é a habilidade de vivenciar as emoções de outra pessoa. Indivíduos que possuem elevada inteligência emocional são especialmente aptos a discernir os estados emocionais de outras pessoas através de suas atitudes e comportamentos.
Essa percepção aguçada promove uma atmosfera de entendimento, resiliência e aceitação, qualidades estas que são altamente valorizadas por amigos e colegas.
Nesse sentido, estudos destacam que em vez de reagir negativamente após um dia ruim, pessoas emocionalmente inteligentes optam por conversas esclarecedoras e atividades relaxantes para lidar com o estresse.
7. São perspicazes
Quando nos sentirmos frustrados ou irritados com alguém, é essencial refletirmos sobre a origem real dessa emoção.
Pode ser uma reação direta às ações do colega ou, talvez, uma resposta a estresses mais profundos, como a carga excessiva de trabalho, conflitos pessoais ou familiares.
Segundo estudos, indivíduos com alta inteligência emocional possuem uma percepção aguçada das emoções alheias e das próprias.
Sua habilidade em lidar com críticas e rejeições contribui para a prevenção e resolução de conflitos.
Mesmo sem envolvimento direto, esta qualidade lhes permite detectar tensões e conflitos, compreendendo e intervindo para desanuviar o ambiente e evitar desentendimentos.