7 coisas que você toca todos os dias e podem ser bem tóxicas

A maioria dos itens inseridos em nosso cotidiano não fazem tão bem para a saúde. Confira alguns que podem ser consideravelmente tóxicos.

Os ávidos por limpeza e os "germofóbicos" podem até tentar, mas existem destinos inescapáveis até mesmo para quem não pode ver uma sujeira no chão. Nada é completamente seguro: existem coisas que a maioria toca todos os dias e que podem ser bem tóxicas.

Mesmo com a busca pela higiene, alguns materiais nocivos atingem a nossa vida no dia a dia sem que percebamos. Determinados itens estão tomados de químicos e, muitas vezes, são essenciais para o cotidiano.

Mas quais seriam eles? E será que podem mesmo ser evitados, já que estão em nosso dia a dia? O interessante é sempre manter boas práticas para evitar qualquer tipo de problema, seja ler o rótulo da embalagem ou não entrar em contato frequente com os materiais.

Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo sete exemplos de coisas que tocamos todos os dias e que, dependendo de cada caso e contexto, não são das melhores para a saúde, digamos assim.

Leia também

Sete coisas que você toca todos os dias e que podem ser tóxicas

1. Perfumes e body splash

Viver sem um perfume ou pelo menos uma espirrada de um bom body splash pode não ser uma missão simples. Contudo, é fato que as fragrâncias favoritas de muitos podem, dependendo do contexto, ser tomadas de químicos relativamente nocivos.

Esse é um dos motivos pelos quais muitas pessoas desenvolvem alergias por conta de determinados cheiros ou sentem dores de cabeça fortes. Mas tudo depende da fórmula de cada produto. Vale sempre ler a embalagem para verificar se você tem alergia aos componentes.

2. Notas fiscais

Já deve ser a segunda natureza da maioria comprar algo e amassar a nota fiscal do item em uma bolinha, de modo que se perca para sempre dentro da bolsa. O ato, por sua vez, pode não ser dos mais higiênicos.

O motivo é o fato de muitas receitas serem impressas em papel térmico. Isso significa que elas estão cobertas por uma fina camada de pó, utilizada para desenvolver a tinta utilizada para esse tipo de produção.

O pó, por sua vez, contém BPA, ou Bisfenol A, um composto orgânico conectado à maior propensão de alergias, dependendo de cada caso. O BPA nas notas, por sua vez, tende a ser absorvido pela pele.

3. Repelentes e sprays

Esse produto pode até mesmo acabar com as picadas de insetos, mas os ingredientes de determinados repelentes podem assustar. A ideia se refere especialmente aos organofosforados, que estão em pesticidas e químicos.

Os compostos também são conhecidos por plastificantes, que são facilmente absorvidos pela pele e inalados. Eles envenenam os insetos, mas podem causar problemas de saúde em seres humanos também.

Isso ocorre por conta da ruptura dos neurotransmissores necessários para realizar determinadas funções do organismo. Podem afetar a respiração e a função muscular. No geral, é importante ter bastante cautela na hora de usar os produtos para não inspirá-los, por exemplo.

4. Sabão em pó

Parece improvável que algo utilizado para limpar as roupas vá ter materiais tóxicos, certo? Errado. O sabão em pó é um exemplo ideal de um produto que contém químicos. Então, todo cuidado é pouco, inclusive na hora de conferir os componentes presentes em cada um deles.

Para piorar, muitos desses compostos são facilmente absorvidos pela pele. Isso resulta em uma série de alergias, e é o motivo de ser tão importante enxaguar as roupas em abundância após a lavagem na máquina. Sendo assim, vale a pena evitar o contato frequente com a pele.

5. Spray de ambientes

Antes de fazer a festa borrifando um spray de ambientes pela casa para melhorar o cheiro dela, pense duas vezes. Afinal, esse tipo de produto possui vários químicos tóxicos, dependendo da composição de cada um.

Para evitar esse problema, lembre-se de manter as janelas abertas e a casa bem ventilada. Assim, inalar esses poluentes torna-se muito menos provável.

6. Batom

Para quem é incapaz de passar um dia sequer sem seu tom favorito de vermelho nos lábios, a notícia pode não ser das melhores.

Dependendo do produto, existe uma forte possibilidade desse cosmético conter uma série de químicos que não fazem bem para o organismo. Para tomar cuidado, se atentar às marcas orgânicas e livres de conservantes. E mais do que isso: leia sempre o rótulo da embalagem.

7. Panelas antiaderentes

A invenção do material antiaderente salvou a vida de muitos na cozinha. Perfeitos para cozinhar alimentos e limpar com maior facilidade, pode ser difícil de acreditar que esses utensílios sejam nocivos para a saúde, mas é a realidade.

Ao serem aquecidas, superfícies antiaderentes podem derreter, liberando alumínio. O material é extremamente tóxico ao ser ingerido, e o vapor causa sintomas temporários de mal estar, conhecido como febre da fumaça de polímero. Lave-os em abundância.

Caso perceba que já estão bem desgastados com o passar do tempo, melhor trocar por uma nova panela.