A preparação para situações atípicas ou de emergência é uma habilidade muito importante para evitar riscos desnecessários. No contexto do gerenciamento de crises, existem 7 coisas que você precisa fazer quando falta energia na sua casa.
Em geral, são algumas práticas de cuidado com a rede elétrica, mas também com a segurança dos moradores.
Além disso, essas dicas te ajudam a lidar com a instabilidade da energia, nos casos em que ela fica oscilando antes de se estabilizar. Entenda mais a seguir.
O que fazer quando faltar energia em casa?
1. Confira se realmente houve queda de energia
Embora pareça um passo óbvio, é importante conferir se houve uma queda geral na energia ou se somente queimou uma lâmpada, por exemplo. Você pode observar se está sem energia em toda a sua vizinhança ou somente na sua casa.
E isso faz total diferença, porque é diferente uma queda de energia causada por uma conta em atraso e uma queda de energia generalizada no seu bairro, entende? Para cada situação dessa existe uma forma diferente de lidar e solucionar.
O melhor jeito de verificar essa informação é entrando em contato com a operadora de energia elétrica da sua região. Em geral, esse serviço está disponível no aplicativo da empresa ou pelo número de telefone.
2. Informe à concessionária a situação
Assim que você confirmar a queda de energia, informe à empresa responsável o que está acontecendo. É simples, basta abrir um boletim de ocorrência com a instituição, indicando o seu nome completo, número de CPF e endereço de residência.
Com isso, eles conseguem identificar sua necessidade e resolver o problema em tempo hábil. É importante considerar que o atendimento pode ficar demorado caso seja uma queda de energia generalizada, visto que todos estão ligando também.
3. Desligue os aparelhos
Os picos de energia causados pelo retorno da eletricidade após um período de queda, ou as variações antes da estabilização, podem danificar os seus aparelhos eletrônicos, principalmente os mais sensíveis ou mais caros.
Sem contar que ter vários aparelhos conectados na rede no momento que a energia retorna pode desarmar os disjuntores elétricos. Portanto, desligue todos os dispositivos da tomada e aguarde pela estabilização da eletricidade antes de reconectar.
4. Mantenha sua geladeira e freezer fechados
Evite ficar abrindo e fechando os eletrodomésticos refrigeradores enquanto está sem energia, porque isso acelera o aquecimento dos alimentos que estão lá dentro. Essa é uma forma de manter sua comida mais fria e também mais segura por um tempo.
Com essa medida, você garante que o ar frio permaneça no interior do refrigerador pelo máximo de tempo possível, prolongando a vida útil dos alimentos. Se a queda for muito longa, você precisará abrir e rearmazenar a comida em outro lugar.
5. Encontre uma fonte de luz
Aproveite a luz natural abrindo todas as janelas para iluminar o ambiente, mas também utilize a lanterna do celular se precisar. Contudo, use o celular com moderação para preservar a bateria por mais tempo.
Assim, se você precisar ligar para a operadora de novo ou atender a um chamado, será possível te acessar e você terá mais segurança na prestação do serviço. Se possível, use lanternas próprias durante a queda de energia.
6. Vista-se de maneira apropriada
Se você vive em um ambiente frio e está sem energia elétrica para ligar aquecedores ou a calefação, não se esqueça de se agasalhar. Dentro de casa, as temperaturas caem em um ritmo menor que o ambiente externo, mas ainda assim se reduzem.
Da mesma forma, se você vive em ambientes quentes, use roupas mais leves e arejadas. Experimente abrir as portas e janelas para aumentar a circulação no ambiente.
7. Mantenha seus familiares próximos
Em casas com escadas ou mais de um andar, é perigoso ficar andando para lá e para cá no escuro. Por isso, o ideal é manter todos próximos ou até em um mesmo cômodo para evitar acidentes domésticos durante a queda de energia.
O ideal é que as locomoções sejam feitas com uma fonte própria de iluminação, mas evite movimentar-se muito. No escuro, é muito mais fácil escorregar ou tropeçar porque a visibilidade é reduzida.