O freezer pode ser o melhor amigo de qualquer pessoa quando se trata de preservar alimentos por longos períodos de tempo. Mesmo assim, não é possível manter as coisas frescas para sempre: vez ou outra, descartar algumas coisas no eletrodoméstico pode ser necessário.
Viver sem esse item pode ser consideravelmente difícil para muitos. É possível armazenar qualquer coisa em um freezer, desde os congelados comuns até pães e restos de comida.
Mesmo assim, é preciso admitir que é comum que alguns tratem o eletrodoméstico como uma espécie de “gaveta da bagunça”. Afinal, tudo que não tem espaço na geladeira ou na despensa pode acabar por ali.
Isso pode levar à desorganização e ao esquecimento de muitos alimentos. Para evitar esse tipo de problema, confira abaixo alguns itens que podem estar no seu freezer e que deveriam ser jogados fora.
7 itens no seu freezer que você precisa jogar fora
1. Restos de comida esquecidos
Quem nunca congelou uma marmita de sobras da janta na casa dos familiares ou de um prato qualquer que gostaria de revisitar? Esse tipo de comida pode até mesmo ser confortável, mas também muito esquecível.
Existe a possibilidade desses restos ficarem no freezer por meses, quando não por mais tempo. Isso, por sua vez, não é recomendado.
De acordo com o serviço de inspeção e segurança alimentar de órgãos como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, comidas congeladas devem ser consumidas em até quatro meses. A partir de então, a qualidade do alimento pode cair.
2. Gelo com cheiro
O gelo fresco jamais deve ter qualquer cheiro ou gosto específico. Aqueles que ficam congelados por mais tempo, porém, podem absorver odores e sabores das comidas ao seu redor.
Assim, se houver uma pizza congelada ou algum tipo de peixe por perto, a probabilidade de acabar com uma forma de gelo que cheira e tem gosto do mesmo é grande.
Para evitar esse tipo de problema, investir em formas com tampa pode ser a chave.
3. Sorvete velho
O sorvete é um dos itens mais preciosos no freezer de muitas pessoas. Terminar com um pote pode ser uma missão difícil, mas quando não é feita, resulta em uma sobremesa que praticamente faz aniversário no congelador.
Depois de alguns meses, o doce perde parte do seu sabor. Assim como outros laticínios congelados, o ideal é consumi-lo em até três meses, e tomar cuidado com a data de validade também.
4. Grãos de café velhos
Armazenar o café no freezer é uma ótima forma de preservar seu frescor. Mesmo assim, é importante tomar cuidado com o tanto de tempo que o item permanecerá por ali.
Os grãos de café podem absorver umidade, bem como os cheiros e sabores ao seu redor. Por tal motivo, tente utilizá-los em até três meses.
5. Vegetais
Guardar embalagens de mix de vegetais no freezer é a chave para evitar que estraguem tão rápido na geladeira. Contudo, a chance de ficarem esquecidos por ali também é grande.
Assim como muitos outros itens, esse tipo de alimento só deve ser mantido no congelador por até três meses. Passado esse período, é hora de jogá-lo fora. Caso os vegetais tenham “queimado” no gelo antes disso, sua validade é ainda menor.
6. Carne congelada
Um dos usos primários de qualquer congelador para os carnívoros de plantão é armazenar carne congelada. Ao longo do tempo, pedaços dela são retirados para serem descongelados e então recolocados ali, e isso pode não ser ideal.
Quando carnes como o frango ficam em temperaturas acima dos -18ºC, em caso de mau funcionamento, a chance de bactérias começarem a proliferar no alimento são grandes, como explorado em estudo da revista Meat Science.
Mesmo assim, retirar algo para a janta, mudar de ideia e congelar a carne novamente não deve criar nenhum alerta. Alimentos do tipo podem passar por essas mudanças de temperatura, desde que voltem para o estado negativo.
7. Quitandas com recheio cremoso
Alguns salgados e doces que possuem recheios com creme ou queijo não lidam bem com o congelamento. No geral, boa parte dos alimentos que não podem ficar congelados por muito tempo são laticínios.
Passado o período de um mês, pode ser hora de descartá-los, ou simplesmente comê-los em um café da tarde para evitar o problema.