A extinção das espécies é uma ameaça constante na natureza, desde aqueles animais que somem por conta da ação dos seres humanos no meio ambiente até os que não sobreviveram às transformações naturais no espaço ao longo dos séculos. Neste contexto, existem 7 animais marinhos que deixaram de existir desde o surgimento dos seres vivos.
Com as mudanças climáticas, redução do tamanho das florestas, queimadas progressivas e desmatamento, estima-se que mais de 10 mil espécies estão ameaçadas de desaparecerem até o final desse século. Portanto, é fundamental realizar um trabalho de sustentabilidade e recuperação das áreas afetadas. Saiba mais informações a seguir e conheça esses animais marinhos extintos.
7 animais marinhos que desapareceram da natureza
- Golfinho-do-Yang-Tsé: essa espécie de golfinho desapareceu por conta de uma confusão biológica que afetou o seu senso de identificação quando os rios se encheram com barcos de pesca, poluição e navios.
- Foca-monge-do-Caribe: essa espécie de foca foi alvo de caça excessiva por conta do óleo que podia ser extraído da gordura natural desses animais, o que também afetou a base alimentar no meio em que viviam.
- Bivalve-do-Alabama: conhecido por filtrar as águas poluídas nos rios dos Estados Unidos, esse animal desapareceu porque os níveis de contaminação ficaram tão altos que foi impossível que a espécie sobrevivesse.
- Dugongo-de-Steller: semelhante ao peixe-boi, essa espécie podia chegar a nove metros de comprimento, mas desapareceu por conta da caçada excessiva. A gordura do animal era um bem valioso, mas a carne saborosa também motivou a busca por exemplares.
- Trilobitas: esse artrópode marinho, da família dos camarões e lagostas, viveu na Era Paleozoica e desapareceu por conta da ação do tempo, uma vez que não se adaptaram às mudanças na temperatura e composição dos oceanos.
- Plesiossauro: um dos poucos dinossauros marinhos que se tem registro, desapareceu por conta do aumento da temperatura dos mares.
- Cameroceras: semelhante aos polvos e lulas, esse ancestral existiu há 470 milhões de anos, mas foram extintos durante o Evento de Extinção Odoviciano.