6 vegetais que, na realidade, são frutas e você não sabia

Alguns dos alimentos que conhecemos como vegetais, pelo incrível que pareça, vieram diretamente do ovário amadurecido da planta. Saiba mais detalhes.

É bastante comum, devido à tradição popular, atribuir designações na culinária que estão relacionadas mais ao uso do que ao material propriamente dito. Os vegetais, por exemplo, são definidos como o conjunto de itens comestíveis de plantas, fora a semente em si.

continua depois da publicidade

Mas costumamos relacioná-los às partes verdes ou, no caso, aos alimentos que acompanham refeições mais robustas, como almoços e jantares. Então, o consciente popular diz que “vegetais” são todos aqueles acompanhamentos do arroz, do feijão e da carne.

Mas aí é que vem a plot twist: alguns deles, pelo incrível que pareça, vieram diretamente do ovário amadurecido da planta. Ou seja, mesmo que tenham aspectos que lembrem vegetais, eles são frutas. E a vagem está presente na lista – confira mais detalhes na matéria.

Leia também

Aproveite a visita e não se esqueça de explorar outras curiosidades que já abordamos aqui no site. Além disso, também cobrimos pautas voltadas à economia, tecnologia, regras de gramática, origem de palavras, dicas de estudo e notícias de concursos abertos pelo país afora.

continua depois da publicidade

Qual é a diferença entre vegetais, frutas e frutos?

O termo “vegetal” é uma designação ampla que engloba uma variedade de partes comestíveis de uma planta, com raízes, caules, folhas e flores. Essas partes desempenham funções diversas, desde o armazenamento de nutrientes até a realização da própria fotossíntese.

Os frutos, diferentemente dos vegetais, são partes específicas de plantas que derivam do desenvolvimento do ovário (amadurecido) da flor. Eles são a resposta natural da planta para garantir a disseminação de sementes, muitas vezes através da ação de animais e fatores externos.

Por outro lado, o termo “frutas” é popularmente usado para inferir as partes que podem ser ingeridas e se originam da flor, mas nem sempre se desenvolvem a partir do ovário, como ocorrem com os frutos. Conseguiu entender a linha de raciocínio? É mais sobre técnica e costume.

continua depois da publicidade

Até porque frutas e frutos são usados como termos sinônimos no dia a dia e no senso comum, considerando o modo como utilizamos os alimentos na culinária. Mas, em termos técnicos, a maioria das que conhecemos, como a laranja, são “frutos”, e não “frutas”, para a Botânica.

Alimentos conhecidos como vegetais, mas, na verdade, são frutas

  1. Berinjela: nem legume e nem vegetal. Estamos falando de um fruto por ser o ovário amadurecido da planta Solanum melongena;
  2. Abobrinha: a depender do tempero, ela pode ser bastante saborosa. Porém, poderíamos dizer que a abobrinha está mais para fruto do que qualquer coisa;
  3. Pepino: ele cresce a partir do ovário de uma flor e abriga sementes internamente. Apesar de sua textura refrescante e papel comum em saladas, o pepino compartilha sua “árvore genealógica” mais com frutos do que vegetais de folhas verdes;
  4. Pimentão: pertencem à família das solanáceas, que inclui também o tomate, a berinjela e a batata. Os pimentões se desenvolvem a partir do ovário da flor e contêm sementes, características incontestáveis de um fruto;
  5. Vagem: ao se enquadrar na definição botânica, é uma estrutura que se desenvolve a partir do ovário da flor e possui sementes;
  6. Tomate: claro que precisaríamos finalizar a lista com o fruto que todos conhecemos – depois do choque ao descobrirmos que ele não passava nem perto de ser considerada como vegetal. Assim como os demais itens da lista, o tomate desenvolve-se a partir do ovário da flor e contém sementes.
Leia também

Concursos em sua
cidade