A mentira é uma estratégia utilizada por pessoas que querem esconder uma informação, se sobressair em relação aos outros ou desviar o foco de suas atitudes. Nesse contexto, existem certos sinais que indicam se uma pessoa está mentindo, para você ficar ciente logo de clara.
Desde mudanças na forma de se comunicar, um comportamento agressivo e indicações na linguagem corporal, são indicadores comprovados cientificamente e apoiados por especialistas em análise comportamental. Portanto, ficar atento é uma maneira de se prevenir quando se trata de histórias falsas e truques. Saiba mais sobre como identificar isso a seguir.
6 sinais que indicam se uma pessoa está mentindo
1) A pessoa fala demais
Você faz uma pergunta e transforma o ouvinte em um tagarela natural. No geral, entende-se que uma resposta verdadeira é curta, objetiva e direta. Quem está mentindo costuma oferecer um discurso longo, cheio de detalhes confusos, sem conexão com o questionamento e que dá voltas infinitas ao redor do assunto.
Em alguns casos, essas longas explicações não fazem sentido nem têm relação com o que foi perguntado, pois são uma tentativa de distrair a pessoa da verdade. É importante ouvir atentamente e entender como você está sendo guiado com essa fala, pois pode ser uma enganação.
2) Baseia a resposta no caráter
Frases como “você está duvidando de mim?” ou “é óbvio que eu não mentiria pra você” são exemplos de respostas que baseiam a veracidade da informação no caráter da pessoa, colocando você em uma posição delicada em relação ao diálogo. Utilizar essa estratégia é uma maneira de evitar questionamentos, pois pode acabar ofendendo ou criando um conflito desnecessário.
A verdade é independente do sujeito, porque não estabelece juízo de valor a respeito da sua personalidade ou qualidade como indivíduo. Contudo, quem mente está irremediavelmente prejudicando a própria imagem porque se coloca acima dos fatos com argumentos fracos.
3) Desviam o assunto
Outro sinal de que a pessoa está mentindo é a insistência em desviar do assunto, puxar conversa sobre outro tema ou até fugir do diálogo. Ao invés de responder diretamente, pode enfeitar a verdade com detalhes falsos para tirar o seu foco do que realmente importa.
Observe quais são as estratégias de discurso que estão sendo usadas. São feitas muitas perguntas? O nome de pessoas que não estão relacionadas surgiu no meio da história? O assunto nunca chega no ponto principal? Normalmente, esses são indicadores de que algo está errado.
4) Não conseguem olhar nos olhos
Alguns mentirosos são incapazes de olhar nos seus olhos quando estão contando a história falsa, de modo que tenham a visão fixada em algum ponto atrás de você, na tela do celular ou até nas próprias mãos. Esse é um dos principais sinais de mentiras, pois a verdade está sempre acompanhada da confiança e segurança no que está sendo dito.
A linguagem corporal deve ser observada durante a conversa, uma vez que indica pontos que não estão sendo revelados na fala. Se a pessoa estiver com uma postura fechada, pode ser que se sinta ameaçada ou insegura. Se estiver com o corpo virado para outro lado, significa que está querendo fugir ou sair de perto de você.
5) Agem de maneira nervosa
Tremores na pálpebra, mãos suadas que ficam sendo esfregadas no tecido da calça, tiques nervosos, mania de estralar os dedos ou o pescoço, piscar repetidamente e outros hábitos são comuns para quem está mentindo. Como o cérebro entende que a pessoa está em uma situação de perigo, acaba desbloqueando uma série de reações relacionadas à fuga ou tensão.
6) Ficam agressivos
Para os mentirosos, perguntar ofende. Eles se sentem pressionados quando você pergunta por detalhes, questiona os pontos do discurso ou até mesmo interrompe as suas falas. Em alguns casos, podem agir de maneira agressiva ou violenta, falando de maneira grosseira e tendo comportamentos brutos repentinamente.
Desde bater a mão na mesa até usar palavrões e resmungar, a agressividade aponta uma incongruência nas atitudes da pessoa e a conversa, principalmente quando é um assunto banal.