Você já se perguntou se está se apaixonando por alguém? A paixão é um sentimento intenso e complexo, que envolve diversas reações químicas e neurais.
Além disso, ela pode afetar o nosso comportamento, emoções, escolhas e até mesmo a nossa saúde. Mas como saber identificar quando isso acontece?
Pesquisas conduzidas por Helen Fisher, antropóloga da Universidade Rutgers e uma das maiores autoridades nas bases biológicas do amor, mostraram que a etapa “apaixonada” do cérebro é um intervalo de tempo específico que pode se distinguir experimentando alguns sinais.
Sinais científicos de que você está se apaixonado por alguém
1. Você ignora os defeitos
Quando estamos apaixonados, focamos no que essa pessoa tem de bom e ignoramos os seus defeitos. E ao contrário do que muitos pensam, isso é essencial para manter um relacionamento saudável.
Um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Waterloo, no Canadá, revelou que a satisfação nas relações amorosas está associada a percepções idealizadas, e não realistas, do outro.
2. Você se sente instável
Amar é como andar de montanha-russa, pois frequentemente causa oscilações emocionais e fisiológicas.
Por isso, quando estamos apaixonados vivemos momentos de alegria, energia, insônia, falta de apetite, ansiedade e angústia.
Segundo um estudo, publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, em 2017, o amor pode ser visto como um estado alterado de consciência, que influencia o comportamento, o humor, o pensamento e a saúde do indivíduo.
Isso explica as sensações de instabilidade e deslocamento que a paixão provoca, visto que são resultado de processos neuroquímicos que afetam o equilíbrio emocional da pessoa.
3. Você faz planos envolvendo a pessoa
Querer planejar o futuro com o seu crush, procurar maneiras de se aproximar e fantasiar com uma vida a dois também são sinais claros que você está apaixonado.
De acordo com um artigo da Universidade de Harvard, isso ocorre porque quando a serotonina volta ao normal, o hormônio ocitocina aumenta no organismo.
A ocitocina é um neurotransmissor ligado à formação de relacionamentos mais duradouros, algo essencial para que um casal planeje casar, ter filhos, etc.
4. Você sente uma obsessão por ela
Hellen Fisher afirma que pessoas apaixonadas pensam em quem amam por mais de 85% do dia. Essa fixação mental pode ser causada por baixos níveis de serotonina no cérebro, um estado que já foi relacionado à obsessão.
Curiosamente, isso é mais comum nos homens, pois, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Psychophysiology, os jovens apaixonados têm menos serotonina do que os que não estão, enquanto nas mulheres acontece o inverso.
5. Você se coloca no lugar do outro
Quem está apaixonado costuma ter uma forte empatia pelo seu amor, pois sente a dor do outro como sua e se dispõe a abrir mão de tudo por ele.
Conforme uma pesquisa publicada na revista NeuroImage, isso ocorre graças aos seus neurônios-espelho (sistema cognitivo responsável pela linguagem, empatia e dor).
Do mesmo modo, a paixão pode levar alguém a mudar suas prioridades diárias para ficarem de acordo com as da pessoa amada.
6. Você vê a pessoa amada em tudo
Por fim, um estudo publicado em 2013 na revista Motivation and Emotion sugere que estar apaixonado faz com que as pessoas não foquem em mais nada, além da pessoa amada.
Acredita-se que esse foco atencional também seja fruto de altos níveis de dopamina no cérebro, assim como de um aumento na norepinefrina, uma substância química ligada ao aumento da memória diante de estímulos novos.