6 materiais que podem estar bloqueando o sinal do seu Wi-Fi

Existem muitos materiais de construção capazes de atrapalhar a conexão de internet. Saiba quais são eles.

O Wi-Fi é uma das tecnologias mais convenientes dos últimos tempos para quem deseja se conectar à internet com facilidade. 

continua depois da publicidade

O fator "wireless" do termo, porém, que significa "sem fio", nem sempre é compreendido por algumas pessoas, que podem colocar impeditivos no caminho que as ondas de rádio precisam fazer para propagar seu sinal.

Com essas barreiras, que muitas vezes são físicas, o resultado pode ser um sinal de Wi-Fi ruim, no máximo regular.

Para evitar esse problema, saber quais são os materiais que podem estar bloqueando a conexão para retirá-los de perto do aparelho de internet é fundamental. Confira seis exemplos do tipo abaixo.

continua depois da publicidade
Leia também

6 materiais capazes de bloquear o sinal do Wi-Fi

1. Metal

O metal é o pior material para se ter perto de um roteador de Wi-Fi.

Por ser um condutor de eletricidade, ele é o mais difícil de se penetrar, e isso tem tudo a ver com o sinal: afinal, as ondas de rádio da conexão são eletromagnéticas, e o metal tem a capacidade de absorvê-las.

continua depois da publicidade

É importante ter em mente que qualquer item que tenha metal, como persianas, portas, móveis e até mesmo paredes, pode afetar e até mesmo acabar com o sinal. O caminho deve sempre estar livre desse condutor.

2. Paredes de concreto

O sinal de Wi-Fi não combina com o concreto, visto que esse é um dos materiais de construção mais grossos de todos. 

O resultado dessa combinação será uma conexão fraca, já que o sinal não consegue passar com facilidade por paredes do tipo e pelo chão. Quanto mais grosso o concreto, pior será a internet, até mesmo com extensores e roteadores.

continua depois da publicidade

3. Azulejos de cerâmica

Esse é outro material muito utilizado na parede e no chão, mas tão impeditivo quanto outros mais firmes, como visto com o concreto.

Ao passar por um azulejo de cerâmica, o sinal do Wi-Fi enfraquece, especialmente por conta de uma combinação de fatores.

É comum que esses itens sejam instalados nas casas com mastique, um poderoso agente de ligação. Desse modo, ao colocá-lo no gesso ou no drywall, itens que também interferem no sinal, o resultado é uma conexão fraca, quase inexistente.

4. Vidro fumê 

Pode ser difícil de acreditar, mas até mesmo itens transparentes como o vidro fumê e as janelas no geral podem atrapalhar na conexão Wi-Fi. Eles podem não ser tão grossos como as paredes, mas são tão obstruintes quanto.

Mesmo que as janelas sejam ideais para deixar a luz entrar, elas interferem com o sinal ao refleti-lo. Desse modo, as ondas de rádio não farão o caminho correto para funcionarem por todo o ambiente.

Já o vidro fumê é feito com materiais específicos para bloquear a luz e, assim como o vidro low-e, um material de baixa emissividade, é comum que ele tenha uma camada metálica que atrapalha a conexão.

5. Espelhos

Assim como as janelas, os espelhos são materiais de alta refletividade.

Todos eles são feitos com uma fina camada de metal em um pedaço de vidro. Com a presença de materiais do tipo, a interferência eletromagnética é certeira. 

Nesse sentido, é importante entender que o efeito que um espelho tem no sinal de Wi-Fi depende do tamanho do espelho. Obviamente, um espelho grande vai atrapalhar muito mais do que um pequeno que seja decorativo.

6. Água

As moléculas presentes na água são particularmente boas na absorção de energia das ondas de rádio presentes no sinal de Wi-Fi. O resultado disso é um bloqueio efetivo do caminho que elas deveriam fazer para ter uma boa conexão.

Se o seu roteador estiver perto de um grande corpo de água, como um aquário ou uma piscina, é possível que ela seja a resposta para seus problemas com a internet. 

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade