Os livros que toda pessoa inteligente costuma ler devem fazer parte da rotina do concurseiro que está focado em sua aprovação. Afinal, a leitura diária amplia o conhecimento, beneficia a saúde mental e aperfeiçoa a comunicação de qualquer pessoa, entre outros benefícios.
Por isso, elaboramos este artigo que selecionou seis livros que toda pessoa inteligente costuma ler. Se você está procurando uma maneira de aprimorar seus conhecimentos por meio da leitura, continue conosco até o fim, certo?
Livros que toda pessoa inteligente costuma ler
1. “Como Vejo o Mundo”, de Albert Einstein
Albert Einstein é considerado um dos cientistas mais famosos do mundo. Em sua obra, o concurseiro vai conhecer o lado perceptivo e espirituoso desse gênio da Física. Einstein também evidencia sua preocupação com o futuro da humanidade, neste livro.
Sempre acreditando firmemente em um mundo pacífico e na ciência a favor do bem-estar humano, Einstein também aborda temas como a relação entre religiosidade e ciência, desarmamento e o respeito às minorias menos favorecidas.
2. “A Realidade Não é o que Parece”, de Carlo Rovelli
Outro dos livros que toda pessoa inteligente costuma ler. Nesta obra, o autor leva o concurseiro a refletir sobre a existência do tempo, do espaço, da origem da matéria e até da construção da realidade.
Rovelli tenta provar como a compreensão humana sobre todas essas questões mudou ao longo dos séculos.
O autor ainda nos convida a imaginar que estamos inseridos em um mundo totalmente novo, onde o infinito não existe, o espaço e o tempo são feitos de grãos, além de que um vasto universo desconhecido nos aguarda.
3. “Decodificando o Universo”, de Charles Seife
Nesta obra, o autor mostra ao concurseiro que a teoria da informação não é mais um território exclusivo da Filosofia e da Linguística. Para Seife, ela se transforma em uma ciência que lança luz sobre os mistérios da Física.
O livro traz uma linguagem acessível, explicando como diversos teóricos perceberam que a informação não é apenas uma das construtoras do pensamento humano, mas que também está presente no mundo e em cada célula viva do universo.
4. “Matéria e Mente”, de Mario Bunge
Esse também é outro dos livros que toda pessoa inteligente costuma ler. Sob a ótica da ciência contemporânea, o autor mostra ao concurseiro como ocorre a interação problemática entre os conceitos científicos e a Filosofia.
Para Bunge, existe uma visão dualista de que o mundo está dividido por duas entidades completamente opostas: material e espiritual. Ele mostra que é preciso saber distinguir o materialismo do idealismo, para termos uma melhor compreensão da nossa essência.
5. “O Conhecimento Científico”, de Newton da Costa
Esta obra é resultado de mais de quatro décadas de reflexão do autor sobre o conhecimento científico. Newton da Costa ataca veementemente os dogmas e condena a inércia do pensamento humano. Além disso, ele levanta questionamentos interessantes sobre os estudos dos fundamentos da ciência.
Neste livro, o concurseiro vai se deparar com as ideias originais de Newton da Costa a respeito desses assuntos. Após a leitura, seu nível de clareza e discernimento poderá ficar mais aguçado.
6. “Uma Breve História do Tempo”, de Stephen Hawking
O último dos livros que toda pessoa inteligente costuma ler da nossa seleção. Considerado uma das mentes mais brilhantes dos tempos atuais, Stephen Hawking leva o concurseiro a buscar respostas para um dos questionamentos mais famosos da humanidade: a origem do universo.
O livro traz ilustrações criativas, além de uma linguagem acessível com um tom bem-humorado. O autor desvenda os principais mistérios da Física Quântica, bem como a complexa dinâmica responsável por movimentar centenas de milhões de galáxias no universo.
Para o concurseiro leigo nesse assunto, é um profundo vislumbre que desvenda os segredos da criação.