Durante a fase de preparação para as provas de um concurso público, a leitura pode ser uma fonte de inspiração e motivação. A boa notícia é que existem livros extremamente marcantes que podem agregar conhecimento e um valor imensurável.
Elaboramos essa matéria que selecionou seis livros extremamente marcantes que todo concurseiro deveria ler. Essas obras se destacam como verdadeiras aliadas na hora de aprender os conteúdos exigidos pelo edital.
Curioso para conhecê-las? Basta continuar a leitura.
Livros extremamente marcantes
1. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol S. Dweck
Neste livro, a autora explora a gritante diferença que existe entre uma mentalidade fixa e uma mentalidade de crescimento. Quando o concurseiro opta pela segunda, todos os desafios e erros se tornam oportunidades de aprender ainda mais.
Ou seja, ele consegue lidar com as dificuldades de aprendizagem de uma maneira mais assertiva e, sobretudo, tranquila. A obra incentiva a persistência constante pelo aperfeiçoamento.
2. O Poder do Hábito – Charles Duhigg
Mais um dos livros extremamente marcantes da nossa lista. O autor nos mostra o que de fato está nos bastidores dos nossos hábitos diários e como eles podem influenciar (positiva ou negativamente) a nossa vida pessoal e profissional.
A obra faz o concurseiro compreender a formação dos seus hábitos e mostra como eles podem ser alterados, para ter um melhor aproveitamento dos estudos.
O leitor vai se deparar com valiosos insights sobre como manter a consistência e a disciplina durante a fase de preparação para as provas de um certame.
3. O Jardim Secreto – Frances Hodgson Burnett
Este livro apresenta ao concurseiro uma envolvente história sobre perdas e recomeços, além de uma metáfora poderosa sobre as inevitáveis mudanças em nossas vidas.
A narrativa gira em torno da descoberta de um jardim secreto em uma propriedade e enfatiza o como ela consegue transformar a vida dos personagens.
O autor destaca que a mudança é a única constante que deve marcar presença em nossa vida, já que os recomeços dependem dela.
4. Mentes Brilhantes – Alberto Dell’Isola
Outro dos livros extremamente marcantes é esse. O autor apresenta ao concurseiro técnicas de memorização e desenvolvimento mental, além de metodologias eficientes para maximizar a capacidade de aprendizado.
As ferramentas que são exploradas por Dell’Isola podem turbinar a eficácia nos estudos e ajudar o leitor a enfrentar os desafios das provas de um concurso público com muito mais confiança em si mesmo, o que é importante.
5. O Poder do Agora – Eckhart Tolle
Nesta obra, o autor dá ênfase à importância do concurseiro sempre viver no presente, evitando assim a típica ansiedade que costuma aparecer durante a fase de preparação para as provas.
Este livro ainda oferece valiosos insights sobre como manter o foco no aprendizado, o que minimiza as preocupações excessivas em relação ao futuro. Ou seja, o candidato precisa se concentrar ao máximo nas etapas atuais, aproveitando cada momento de estudo.
6. Nunca Desista de Seus Sonhos – Augusto Cury
O último dos livros extremamente marcantes da nossa seleção. Com um nome bastante sugestivo, esta obra traz inspiradoras histórias e lições de vida que podem servir de motivação para os concurseiros que estão vivenciando momentos desafiadores.
O leitor vai se deparar com relatos de superação e resiliência que podem ajudá-lo a transpor os obstáculos do dia a dia. Por mais que não seja fácil, aprender com as dificuldades e manter o foco nos objetivos se revela uma opção inteligente.
Estes seis livros extremamente marcantes não apenas podem aprimorar os conhecimentos do concurseiro, mas trazem a confiança e a motivação necessárias para seguir em frente.
Se você incorporar essas leituras à sua rotina de estudos, as chances de aprovação no certame podem aumentar consideravelmente.