Os livros essenciais para quem quer aprender a história do Brasil devem fazer parte da rotina de estudos de todo concurseiro. Afinal, essa disciplina costuma ser cobrada em diversos editais e pode ser decisiva para a aprovação do candidato em um certame.
Selecionamos seis livros essenciais para quem quer aprender a história do Brasil que não podem deixar de fazer parte do cronograma de aprendizagem do concurseiro. Acompanhe-nos até o fim da leitura para conhecer algumas obras literárias incríveis sobre o nosso país.
Livros essenciais para quem quer aprender a história do Brasil
1. “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda
Essa clássica obra da literatura brasileira possui 188 páginas e sete capítulos que vão fazer o concurseiro refletir sobre as principais consequências do período de colonização do Brasil.
O leitor vai perceber que é impossível não fazer uma comparação entre o Brasil do século 21 e a ex-colônia de Portugal, que foi descrita com total maestria neste livro. Não deixe de lê-lo, certo?
2. “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre
Outro dos livros essenciais para quem quer aprender a história do Brasil. Mesmo depois de 80 anos da sua publicação, essa obra nos mostra como aconteceu a formação do povo brasileiro, que é oriundo de diferentes raças e culturas.
O autor leva o concurseiro a compreender como era a convivência entre as pessoas escravizadas e os “senhores” no dia a dia. E essa relação, por vezes, tensa, acabou dando origem a um povo miscigenado e culturalmente rico.
Ademais, criou-se inúmeros desafios sociais que até hoje não foram resolvidos.
3. “Brasil: uma biografia”, de Lilia Mortiz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling
Essa obra tem uma linguagem fluente e traz um raio-x panorâmico do Brasil, desde a sua descoberta pelos portugueses, em 1500. As autoras fizeram questão de criar uma biografia que humaniza nosso país, de norte a sul.
O concurseiro vai compreender claramente as principais causas e consequências que foram responsáveis pela formação da nossa nação. A obra é rica em informações valiosas que levam o leitor a fazer uma profunda reflexão que vai muito além do óbvio.
4. “Histórias da Gente Brasileira: Colônia”, de Mary Del Priore
Mais um dos livros essenciais para quem quer aprender a história do Brasil. Esta obra vai permitir ao concurseiro turbinar ainda mais os seus conhecimentos, já que ele terá acesso a fatos que não costumam ser cobrados em provas.
O foco da autora é nas pessoas que vivenciaram o período colonial, bem como os seus hábitos, medos e histórias que resistiram à implacabilidade do tempo.
É um livro que pode ajudar o concurseiro a ter uma noção sobre como aconteceu a formação do povo brasileiro, sob uma perspectiva diferente.
5. “1822”, de Laurentino Gomes
Nesta clássica obra, o autor faz uma narrativa interessante sobre os relatos do dia 7 de setembro de 1822.
Além de desmistificar o famoso grito da independência, que aconteceu às margens do Ipiranga, o escritor vai fazer o concurseiro compreender como Dom Pedro II conseguiu, mesmo com todas as dificuldades, fazer do Brasil um país de proporções continentais.
Esse é um livro que faz um retrato de corpo inteiro sobre a independência do Brasil. A obra conta como todo o processo ocorreu, com riqueza de detalhes. E o melhor: com uma linguagem leve e divertida.
6. “A História do Brasil para quem tem pressa”, de Marcos Costa
O último dos livros essenciais para quem quer aprender a história do Brasil também é importante. Essa obra leva o concurseiro a entender o tempo presente e a refletir sobre a extrema fragilidade do nosso país, do ponto de vista político.
Com uma linguagem simples, mas muito eficiente, esta obra é recomendada para aqueles que desejam compreender os principais fatos que marcaram a história do nosso país.