O nosso cérebro pode ser comparado com um músculo. Se você exercitá-lo da maneira correta, esse importante órgão vai se desenvolver de tal forma que até a sua memorização, cognição e concentração poderão ser beneficiadas. Por isso, essa matéria selecionou seis hábitos que aumentam a sua inteligência.
Se você está estudando para as provas de um disputado certame ou simplesmente quer ser mais inteligente no dia a dia, não deixe de ler até o final. Apesar de serem simples, todos os comportamentos citados abaixo podem fazer uma baita diferença na sua vida pessoal e profissional. Bora lá conferir, concurseiro?
Hábitos que aumentam a sua inteligência
1) Evite reclamar
Esse é um dos importantes hábitos que aumentam a sua inteligência. Se você é daqueles que reclamam de tudo, o tempo todo, recomendamos parar com isso definitivamente. As reclamações agravam ainda mais as dificuldades e não resolvem nada.
Além disso, quando o concurseiro vive reclamando pelos cantos sobre os problemas, ele acaba criando uma espécie de barreira em sua mente, impedindo-a de encontrar uma solução que seja viável e eficiente. Dessa forma, evite “curar” as suas frustrações com queixas, combinado?
Sabemos que, diante de uma contrariedade, a típica reação humana é reclamar. Mesmo que isso seja somente para aliviar a irritação, esse hábito é pouco produtivo e tóxico ao mesmo tempo. Se você quer ficar mais inteligente no dia a dia, que tal substituir a reclamação pela ação? Use as suas emoções de maneira estratégica.
2) Faça coisas diferentes que exercitem a sua mente
Outro dos hábitos que aumentam a sua inteligência. Você já reparou que determinadas atividades do nosso cotidiano são realizadas de forma automática? Isso tem uma explicação lógica: o nosso cérebro se acostuma com tudo aquilo que não é mais novidade para ele.
O problema é que esse órgão precisa ser exercitado constantemente. Por isso, procure fazer tarefas diferentes nas quais você não está acostumado, já que elas desafiam a sua mente. Isso aumenta o número de sinapses neurais e deixa a sua concentração mais aguçada.
Aprenda um novo idioma, a tocar algum instrumento musical, a cozinhar um prato gourmet, a consertar um aparelho eletrônico, a dançar uma nova coreografia ou até a praticar uma nova modalidade esportiva. Tudo aquilo que exercite o seu cérebro está valendo.
3) Tenha uma gestão do tempo eficiente
Esse também é um dos hábitos que aumentam a sua inteligência no cotidiano. Você sabe gerir bem o seu tempo, concurseiro? Como vivemos na era digital, é fácil sucumbir às distrações. Por isso, uma boa gestão do tempo é fundamental para sermos mais produtivos.
Uma boa dica é fazer uma lista diária de tarefas que devem ser cumpridas até o final do dia. Comece pelas prioridades e só passe para a próxima atividade quando concluir a anterior. Uma administração efetiva do tempo também tem a ver com organização.
Aquele concurseiro que consegue gerir bem o seu tempo pode conseguir absorver um volume maior de informações durante os estudos, já que a sua mente está mais receptiva ao aprendizado. Até o nosso raciocínio fica mais rápido quando existe uma gestão do tempo eficiente, sabia?
4) Hábitos que aumentam a sua inteligência: Empatia sempre
A sua conexão emocional com as outras pessoas também é fundamental para que a sua inteligência fique ainda mais aguçada. Por isso, que tal começar a ter um pouco mais de empatia pelos outros ao seu redor?
Além de observar as emoções alheias, comece também a senti-las. Se você passar a fazer isso, todos os dias, pode começar a perceber que nem toda discussão é de cunho pessoal e que, muitas vezes, agiríamos da mesma maneira se estivéssemos no lugar do outro.
Quanto maior for o seu nível de empatia, mais controle emocional poderá ter em sua vida. Não é fácil, sabemos disso, mas é possível ser mais inteligente apenas desenvolvendo essa importante habilidade.
5) Leia um pouco todos os dias
Você sabia que a leitura pode ser uma excelente maneira de exercitar o seu cérebro, além de aumentar a sua capacidade de concentração, raciocínio e escrita? É verdade, concurseiro. A leitura faz uma mescla de reflexão com pensamento analítico.
E quanto mais desafiadora for a leitura, mais a sua mente vai “trabalhar”. Se esforçar para entender um texto complexo cria uma tensão saudável em seu cérebro. Em suma, a leitura é um baita estímulo para a sua capacidade mental e aprimora a sua atenção.
6) Tenha um sono de qualidade
Por fim, o último dos hábitos que aumentam a sua inteligência. Como estão as suas noites de sono ultimamente, concurseiro? Se você é daqueles que têm um sono fragmentado e se levanta pela manhã sempre cansado ou indisposto, a sua mente pode estar pedindo socorro.
É durante o sono que as informações recém-aprendidas se consolidam na memoriza e o nosso cérebro se recupera. A sua inteligência está relacionada com a qualidade do seu sono. Dessa forma, procure dormir bem todas as noites, já que isso é importantíssimo para a sua saúde mental e física.