6 hábitos comuns de pessoas brilhantes, segundo a Ciência

Alguns hábitos podem parecer comuns, mas estudos sugerem que eles estão presentes em pessoas acima da média. Entenda a seguir.

A inteligência é uma habilidade bastante complexa de se mensurar, principalmente porque, ao contrário do que muitos acreditam, ela vai além da ideia de bom desempenho acadêmico e elevado QI. 

continua depois da publicidade

Isso porque os indivíduos podem se destacar por diversas outras habilidades, como corporais, no caso de atletas por exemplo, musicais, comunicativas e muito mais. 

Portanto, os indivíduos podem ser brilhantes por vários motivos e, geralmente, costumam ter alguns hábitos em comum. 

Leia também

Na busca por encontrar padrões nas pessoas com habilidades acima da média, a ciência produz experimentos sobre as características deste grupo. 

continua depois da publicidade

Neste artigo, vamos destacar 6 hábitos de pessoas brilhantes a partir de estudos científicos. Confira: 

6 hábitos de pessoas inteligentes de acordo com a ciência 

Alguns hábitos estão sendo alvos de experimentos no mundo científico e podem sugerir que quem os pratica tem habilidades acima da média. 

Vale lembrar que a ciência não é exata e os seres humanos, muito menos. Portanto, as habilidades são relativas e alguns estudos não concordam entre si. 

No entanto, a ciência tem avançado cada vez mais e é a nossa referência para mapear e entender o comportamento humano da melhor forma possível. 

Veja quais são os hábitos que separamos: 

1. Ser desorganizado(a)

Pode parecer controverso, mas pessoas que são desorganizadas costumam ser mais criativas. Um experimento da Universidade de Minnesota sugere que tanto a ordem como a desordem podem oferecer resultados benéficos, mas de maneiras diferentes. 

continua depois da publicidade

Os participantes do experimento foram divididos entre um grupo que estava em uma sala organizada e outro que estava em um desorganizada. 

O estudo tem a hipótese de que ambientes desorganizados estimulam a ruptura com a tradição e a convenção, e aqueles que trabalham em ambientes fora de ordem costumam ser mais criativos. 

2. Dormir tarde 

Outra hipótese, segundo um estudo da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, aponta que pessoas mais inteligentes costumam dormir mais tarde. 

Os autores acreditam que o hábito pode estar relacionado a uma questão evolutiva, uma vez que o período noturno era mais perigoso para os nossos antepassados. Por conta disso, precisavam ficar atentos para resolver qualquer imprevisto. 

3. Falar sozinho 

Falar sozinho pode ser um sinal de que você é uma pessoa mais inteligente que a maioria.

continua depois da publicidade

Segundo um experimento da Universidade da Pensilvânia e da Universidade Winsconsin, falar sozinho pode ser uma forma de exercitar o pensamento, a memória e a percepção. 

Para a pesquisa, os cientistas pediram que os participantes memorizassem uma lista de objetos e procurassem por eles. Quem falava os itens em voz alta, costumava lembrar melhor. 

4. Meditar diariamente 

Meditar também é um hábito de pessoas brilhantes que pode trazer uma série de benefícios. 

Uma pesquisa mostrou que meditar 20 minutos por dia pode melhorar a memória, a cognição e os níveis de estresse. 

5. Tomar banho frio 

Um artigo da Finlândia sugere que tomar banho frio também é um hábito de pessoas mais inteligentes. Segundo o estudo, a adaptação à água fria está associada à diminuição da fadiga e da tensão. 

continua depois da publicidade

Além disso, também foram observadas melhoras na memória e no humor. Isso resulta em um aumento da função cerebral e da produtividade. 

6. Fazer pausas 

Em busca da produtividade, muitos podem acreditar que as distrações podem ser uma grande problema. Contudo, as pausas podem ser saudáveis e melhorar o desempenho. 

Conforme uma pesquisa da Universidade da Califórnia, fazer pausas para realizar tarefas mais simples pode melhorar o desempenho na atividade principal e mais complexa. 

Os estudiosos acreditam que dar esse tempo para o cérebro descansar pode ajudar na resolução de problemas e aumento da criatividade. 

Portanto, fazer pausas nem sempre é sinal de procrastinação e pode ser um caminho para decolar na sua tarefa principal. 

Leia também

Concursos em sua
cidade