6 grandes inovações do Império Romano que mudaram o mundo

Confira hoje algumas das inovações da época do Império Romano que revolucionaram a forma de viver.

A queda do Império Romano pode até mesmo ter ocorrido séculos atrás, mas sua influência na sociedade moderna ainda pode ser sentida. Constantemente explorado na arte, literatura e na história, as grandes inovações da época de seu domínio também revolucionaram o mundo.

Muito além dos monumentos, das estradas e dos aquedutos, o Império Romano é considerado uma das civilizações mais influentes de todos os tempos.

Além disso, uma boa parte do mundo moderno, especialmente na Europa e no norte da África, pode traçar suas origens de volta para essa meca da humanidade.

Pensando nisso, de modo que seja possível entender mais sobre essa civilização, confira abaixo quais foram as grandes inovações do Império Romano que mudaram o mundo.

Leia também

6 grandes inovações do Império Romano que revolucionaram o mundo

1. Estradas

Você já deve ter ouvido aquele antigo ditado de que "todos os caminhos levam a Roma" alguma vez na vida. Originalmente, o dizer era verdadeiro: mais especificamente, todos os caminhos vinham de Roma.

Com a chegada dos romanos na Britânia, foi criada uma rede de estradas sólidas, construídas em fundações de argila, giz e cascalho. Para sustentar grandes pesos, pedras largas e achatadas eram colocadas no topo da mistura.

2. Aquecimento central

Os invernos e até mesmo os verões britânicos seriam insuportáveis para muitos se não fossem pelas caldeiras eficientes e radiadores. Mesmo que o sistema de aquecimento central romano funcionasse de forma diferente, o objetivo ainda era o mesmo.

Na época, uma fornalha subterrânea era utilizada para criar ar quente. Esse, por sua vez, circulava por baixo de um chão elevado por pilares e tijolos, em um sistema chamado de hipocausto.

Já a fumaça e os vapores da fornalha eram desviados por meio de chaminés, de modo que não poluíssem o espaço aquecido acima do sistema. O mesmo método era utilizado nas casas de banho romanas.

3. Concreto

Chamado de opus caementicium, o cimento romano foi uma técnica de construção civil baseada na mistura de cal virgem, terra vulcânica e pedra-pomes.

Seu uso em muitas das estruturas da época foi uma peça-chave para a criação do que muitos conhecem como a arquitetura romana.

Mesmo que o concreto fosse utilizado para muitas coisas, como as estradas, um de seus usos mais impressionantes foi para a construção da grossa cúpula do Panteão em Roma, que ainda pode ser visitado.

O projeto, por sua vez, já tem mais de dois mil anos de idade, e permanece intacto.

4. Apartamentos

A forma de viver em apartamentos não é nenhuma novidade para ninguém. Na Europa, por sua vez, o hábito já é uma forma de preservação há séculos, e as moradias de grandes nomes da história tornaram-se até mesmo pontos turísticos.

O ideal surgiu na época em que a cidade de Roma tornou-se ainda mais proeminente. Com a rápida urbanização, sua população cresceu de forma tão extensa que novas formas de acomodação foram necessárias para resolver o problema.

Ao invés de construir para fora e aumentar os limites da cidade, os arquitetos e construtores da Cidade Eterna pensaram mais alto. As construções tornaram-se cada vez mais altas, e hoje são conhecidas como ínsulas.

5. Jornal

Os romanos não podem ser creditados pela criação do sistema de jornais diários, mas foram responsáveis por uma produção semelhante.

Frequentemente, notícias dos últimos acontecimentos eram descritos em papiros e tábuas de cera, em uma publicação chamada de Acta Diurna, ou "atos diários". A produção data de antes mesmo de 131 a.C.

6. Saneamento básico

O saneamento é certamente uma das invenções romanas mais cruciais para a humanidade. Essa civilização possuía vasto conhecimento quando se tratava de engenharia civil, mas seu talento não se resumia em construir largas estruturas e estradas.

Mesmo que não seja tão visualmente impressionante quanto, seu sistema de encanamento e os esgotos são a prova da excelência da engenharia de séculos atrás. Eles consistiam em uma mistura de alvenaria, concreto e tubulação de chumbo.