6 erros que você não pode cometer na hora de estudar para concursos

Descubra os 6 erros que você não pode cometer na hora de estudar para concursos e potencialize sua preparação rumo à aprovação.

Estabilidade financeira, salários mais altos e uma série de benefícios: esses são alguns dos pontos que atraem milhares de pessoas para a promessa de uma vaga no serviço público todos os anos.

continua depois da publicidade

Para conquistar uma delas, porém, é necessário passar por uma provação que, muitas vezes, pode ser a mais desafiadora de todas: o concurso.

Recheado dos mais diversos conteúdos e da incerteza do que pode ser encontrado ao realizá-lo, o certame sempre está acompanhado de muito nervosismo por parte dos concurseiros.

Leia também

O problema é comum, visto que o processo de estudo para um concurso público pode ser tão aterrorizante quanto a prova em si.

continua depois da publicidade

É fato que não saber por onde começar, não ter uma rotina de revisão e viver por conta da pressão de ter bons resultados pode dificultar ainda mais esse processo.

Para aprender a acertar, porém, é necessário entender onde está o erro: o fracasso nas provas está diretamente ligado à desistência e aos deslizes cometidos durante a rotina de estudos.

Pensando nisso, confira abaixo quais são alguns dos principais erros cometidos por concurseiros na hora de estudar — e que devem ser evitados a todo custo.

6 erros que você precisa parar de cometer ao estudar para o concurso

Erros ao estudar para concurso, Estudar para concurso, Erros

Não tirar momentos de descanso, não se programar e desdenhar da banca são alguns dos erros mais cometidos por concurseiros. Foto: Reprodução / Pexels

continua depois da publicidade

1. Subestimar os conteúdos

Um fato: a primeira coisa que qualquer concurseiro faz ao escolher um cargo para o qual deseja se candidatar é ler o edital de sua prova.

Pode ser que, ao conferir o edital do certame, você se depare com uma matéria ou conteúdo que já estudou antes, e considere o trabalho feito.

Cuidado! Esse pode ser um grande erro na sua rotina de revisões, especialmente quando se trata de matérias mais comuns, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia ou Inglês.

Mesmo que você já tenha estudado uma disciplina, isso não significa que deve excluí-la de vez do seu planejamento. Logo, não subestime nenhum conteúdo, pois ele pode ser o que vai fazer a diferença entre a aprovação e a próxima prova.

continua depois da publicidade

2. Não desmembrar o estilo da banca

Cada banca examinadora tem seus segredos. Ignorar possíveis estilos e orientações distintas entre elas é um grande erro.

Nesse sentido, é fundamental que o concurseiro saiba o que a banca em questão mais cobra, o que mais gosta e onde coloca a famosa “pegadinha”.

Mesmo ao dominar o conteúdo, podem existir partes que passam batidas, mas que seriam desvendados pelo olhar aguçado de quem não esqueceu da banca. Lembre-se: a chave está nos detalhes.

 3. Exagerar na rotina de estudos

A mente é como um músculo. Ela certamente precisa de estímulos diários, mas isso não significa que irá crescer como um da noite para o dia, ou ao tentar estudar todo o conteúdo programático de uma prova em meras 24 horas.

continua depois da publicidade

Uma rotina exaustiva de estudos é um dos erros mais comuns cometidos pelos concurseiros, e um dos que mais leva ao fracasso.

O excesso leva à exaustão e, ao exagerar em um dia, no próximo, não será possível render da mesma forma. Esse cansaço, inclusive, pode permanecer por mais dias, afetando de formas alarmantes a sua programação.

4. Ignorar os sinais do corpo

Assim como exagerar na rotina de estudos é algo preocupante, forçar o corpo a acompanhar essa disciplina castigante pode ser prejudicial.

A perda de tempo é ainda maior quando um estudante tenta ultrapassar seus limites, forçando uma concentração que ele sequer tem. Essa decisão causa desânimo, e a famosa sensação de estudar muito, mas não saber nada.

5. Não traçar uma estratégia

Tudo na vida que é feito sem organização e estratégia pode falhar de formas inimagináveis.

Apesar de possível, a vitória não é proveniente de um fator de sorte ou de um lampejo de talento: ninguém passa por sorte.

Por tal motivo, é fundamental ter organização, disciplina e estratégia. Planeje seus estudos, seus conteúdos e pausas. Planeje os conteúdos e tudo aquilo que deve fazer para conquistar seus objetivos.

6. Estudar na véspera

Seu concurso é amanhã? Certamente a melhor decisão não será correr para os livros e apostilas para tentar memorizar tudo em uma maratona contra o tempo.

A véspera e o dia de uma prova são momentos que só exigem uma coisa: o relaxamento. Nem mesmo pense em abrir um livro: vá ao cinema, descanse e prepare-se mentalmente para a sua avaliação. Isso não será possível sem serenidade.

Leia também

Concursos em sua
cidade