A interpretação de texto é uma habilidade fundamental em provas, exames e concursos públicos, pois auxilia tanto na hora de responder às questões quanto na escrita da redação, leitura dos enunciados e atendimento aos requisitos da banca examinadora. Neste cenário, existem 6 dicas de interpretação de texto para se dar bem na prova que podem te ajudar em todos os momentos.
Sobretudo, a interpretação de texto mostra que o candidato possui domínio acerca da Língua Portuguesa, assim como é capaz de assimilar as informações disponíveis e exigências da banca avaliadora. Sendo assim, deve ser praticada junto com a formação teórica relacionada ao conteúdo programático. Saiba mais informações a seguir e aprenda como.
6 dicas de interpretação de texto para prova
- Leia os textos disponíveis na prova com calma, se atentando aos detalhes, marcando as palavras que não conhece, destacando as palavras-chave e analisando o que o enunciado solicita, antes de responder.
- Pratique a interpretação de texto por meio de simulados, utilizando provas anteriores desse certame e contando com os textos de apoio das apostilas de estudos. O mais importante é se familiarizar com a prática de interpretar o que está lendo.
- Explique para si o que a questão diz e pede, utilizando as próprias palavras para se certificar de que você entendeu, de fato, o que está escrito.
- Utilize de técnicas distintas de leitura antes de responder, como a leitura ativa ou a leitura diagonal.
- Identifique quais são os verbos de ação presentes no enunciado. Comumente, as questões utilizam expressões como “fazer”, “estudar”, “vender”, “estipular”, “entender”, “apresentar” ou “explicar”.
- Mantenha o hábito de leitura, indo além do material teórico de estudo para acessar livros, artigos científicos e revistas de diferentes gêneros. Assim, você poderá ampliar o seu vocabulário e praticar a interpretação de texto com conteúdos diversos.