6 costumes que só os alemães praticam no dia a dia

Conheça hoje alguns costumes que só os alemães praticam no dia a dia e prepare-se para visitar o país sem que haja muitas surpresas.

Para muito além da tecnologia, dos vários tipos de salsicha e do futebol que espantou o Brasil na Copa do Mundo de 2014 após levar a melhor em uma partida vencida por 7 a 1, a Alemanha possui uma série de curiosidades interessantes que podem ser verdadeiros choques de cultura.

Variando entre regras de etiqueta, de linguagem e principalmente quanto aos costumes que só os alemães praticam, conhecê-los pode ajudar futuros viajantes ou apenas curiosos a respeito desse estilo de vida.

Pensando nisso, para sair da bolha de estereótipos da cultura do país, confira abaixo 6 costumes que só os alemães praticam em seu dia a dia e prepare-se para explorar uma lista de hábitos bem diferentes do que são, geralmente, vistos no Brasil.

Costumes que só os alemães possuem em seu dia a dia

Leia também

1. Contar batatas

Para quem está acostumado com a fartura e com mesas cheias de comida o tempo inteiro, se deparar com perguntas a respeito do quanto você come pode ser um pouco estranho.

Contudo, na Alemanha, isso é mais do que comum: de modo que seja possível evitar desperdícios, a maioria se certifica da exata quantia que você irá consumir para que não sobre nada.

Normalmente, o questionamento é direcionado à contagem de um dos alimentos mais consumidos no país, que é a batata. Mesmo assim, ele também vale para pães, croissants e outros itens comuns na mesa do alemão.

2. Nada de cartões de crédito

O Pix e o cartão de crédito são ferramentas indispensáveis na vida do brasileiro quando se trata de fazer compras. Na Alemanha, porém, é preciso tomar cuidado e sempre levar um pouco de dinheiro na bolsa antes de sair. O motivo?

Muitos estabelecimentos alemães não aceitam pagamento com cartão de crédito, mesmo que o país seja famoso por seu uso inteligente da tecnologia. Por terem aversão às dívidas, saber exatamente o quanto gastam pode ser, de fato, mais viável.

3. Formalidade com as autoridades

Independentemente da cultura, tratar as autoridades com respeito é algo que deve ser feito por todas as pessoas. Para o alemão, esse costume não é apenas uma questão de bons modos, mas também de cumprimento da lei.

Existe uma regra específica de nunca utilizar um direcionamento informal ao falar com um policial, que é o caso do "du", ou "você". Nesse caso, é essencial optar pelo modo "sie", versão formal que significa "eles".

Para entender melhor a necessidade de falar com a polícia com educação, a mera abordagem de uma autoridade por "du" pode render multas de até 600€, o que equivale a mais de R$ 3.700.

Vale lembrar que essa regra também deve ser seguida para conversar com qualquer funcionário alemão.

4. Beber antes dos 18 anos

Nada de ficar assustado se avistar alguns menores de idade andando pelas ruas das cidades da Alemanha com cerveja ou outras bebidas alcoólicas. Na cultura do país, comprar determinados tipos de álcool está permitido, especificamente a partir dos 16 anos.

Nesse sentido, mesmo que o licor ainda esteja fora dos limites de 18 anos, o vinho e a cerveja estão liberados. Eles podem até mesmo ser consumidos sem um adulto por perto, mas sempre a partir dos 16.

5. Burocracia "das antigas"

Para quem é conhecido pela tecnologia e eficiência que revolucionou o mundo, é fato que a Alemanha ainda possui alguns costumes considerados como "antigos", digamos assim.

Um exemplo é a resolução de boa parte dos assuntos burocráticos por meio de cartas: para se registrar no país, alugar um apartamento, fazer um seguro ou simplesmente cancelar seu plano de celular, enviar uma carta é a única forma de resolver seus problemas.

Tudo começa pelo "Anmeldung", que significa "cadastro", e é um registro obrigatório para residir em Berlim ou em qualquer outra cidade da Alemanha.

E engana-se quem pensa que isso é algum tipo de formulário específico: ele é nada mais, nada menos do que uma simples folha de papel. Para quem está pensando em se mudar, comprar uma pasta organizadora pode ser um pontapé inicial inteligente.

6. Limpeza é uma obrigação

Manter tudo limpo e organizado nas ruas é uma tarefa que não é praticada apenas pelos funcionários das prefeituras das cidades da Alemanha.

Lá, é comum que os moradores de um prédio, por exemplo, realizem o revezamento da limpeza da calçada por meio da "Kehrwoche" (ou "semana da varredura").

Caso uma plaquinha com a palavra escrita apareça em sua porta, é bom se preparar para realizar sua obrigação e ajudar com a faxina.