A autoconsciência, o autocontrole e a memória de longo prazo são alguns dos critérios que os cientistas usam para medir a inteligência animal, que afeta a capacidade de uma criatura de lidar com informações e desafios.
Porém, avaliar isso não é uma tarefa simples. É complicado reunir muitos animais selvagens para um experimento comportamental controlado e, às vezes, os testes que os cientistas criam para medir a inteligência de uma espécie não são adequados para todas.
Ainda assim, há certos animais que se destacam neste quesito, conforme alguns estudos. Veja a lista a seguir.
Os 6 animais mais inteligentes do mundo
1. Corvos
Os corvos são considerados os pássaros mais inteligentes do mundo, superando até mesmo algumas crianças e primatas. Eles têm uma grande capacidade de resolver problemas, usando ferramentas, planejamento e cooperação.
Por exemplo, eles podem jogar nozes em estradas para que os carros quebrem as cascas para eles, ou esconder comida em locais seguros e lembrar onde estão. Além disso, também podem imitar sons, enganar outros animais e distinguir rostos humanos.
2. Chimpanzés
Os chimpanzés e bonobos são nossos parentes mais próximos no reino animal, compartilhando aproximadamente 98% do seu DNA com os humanos.
Eles têm uma forte capacidade de usar ferramentas, resolver problemas e aprender comportamentos complexos observando os outros. Inclusive, possuem uma memória excepcional e podem planejar estratégias para atingir seus objetivos.
Além disso, os chimpanzés interagem com vocalizações e gestos complexos e até aprenderam a “falar” com treinadores em línguas pictóricas ou em linguagem de sinais.
3. Ratos
Os ratos são roedores muito inteligentes, que podem aprender rapidamente e se comunicar uns com os outros. Eles possuem um cérebro com muitas semelhanças com o do ser humano, principalmente no que diz respeito ao córtex somatossensorial.
Por isso, são utilizados em laboratórios junto com camundongos com o objetivo de descobrir como o organismo de um mamífero reage à infecção ou envenenamento experimental.
Além disso, os ratos têm uma grande capacidade de aprendizagem e podem aprender a fazer uma infinidade de coisas, como sentar ou responder ao seu nome.
4. Porcos
Embora geralmente estejam associados à sujeira, a verdade é que os porcos são muito limpos. Eles nunca defecam em áreas próximas de onde comem ou vivem. Por outro lado, eles interagem socialmente, demonstram empatia e aprendem rapidamente.
Os porcos conseguem discernir objetos com base em diferentes características e lembrar-se das suas escolhas ao longo do tempo, o que demonstra uma memória de longo prazo. Eles também podem priorizar quais memórias são importantes, como acessar a comida desejada quando apresentadas a diferentes opções.
5. Polvos
Os polvos têm um cérebro grande e complexo, que lhes permite ter uma memória de longo prazo, uma noção de si e das outras criaturas, e uma capacidade de se comunicar por cores e padrões.
Uma curiosidade interessante sobre estes animais é que apenas um terço de seus neurônios está no cérebro, o restante está nos tentáculos.
6. Papagaios-cinzentos
Por fim, os papagaios-cinzentos africanos são aves muito populares como animais de estimação, mas eles não são apenas bonitos e simpáticos. Eles também são capazes de imitar a voz humana e aprender centenas de palavras, associando-as aos seus significados.
Algumas dessas aves podem até mesmo formar frases complexas, como “quero ir para casa” ou “você é meu amigo”. Eles também têm uma boa memória e podem reconhecer pessoas, objetos e cores.