A curiosidade sobre quantos continentes existem no mundo tem despertado o interesse de muitas pessoas, com algumas fontes afirmando serem seis, outras sete e até mesmo oito. Isso se deve às diferentes interpretações sobre o que define um continente.
Tradicionalmente, aprendemos que os continentes são grandes extensões de terra separadas por oceanos e que apresentam características geográficas, culturais e ecológicas distintas.
Porém, essa definição tem se mostrado flexível e sujeita a mudanças ao longo do tempo, conforme os mapas e as compreensões sobre a geografia da Terra evoluem.
Quantos continentes existem no mundo?

6, 7 ou 8? Afinal, quantos continentes existem no mundo? Foto: Reprodução / Pixabay
Conforme a divisão convencional, normalmente reconhecemos seis continentes: Ásia, Antártida, Europa, África, Oceania e América. Contudo, existem diversas classificações, refletindo diferentes formas de compreender o nosso planeta.
Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum a divisão em sete continentes: América do Norte, América do Sul, África, Europa, Antártica, Ásia e Oceania.
Já na Europa, muitos adotam o modelo de seis continentes, onde as Américas são unidas em um único continente. Por outro lado, na Rússia, Europa e Ásia são combinadas em Eurásia.
Adicionalmente, existem outros sistemas que defendem cinco continentes, alinhando-se à proposta do Comitê Olímpico Internacional, que exclui a Antártica por não ser habitada.
A ONU, por sua vez, adota uma abordagem baseada em seis regiões macrogeográficas para facilitar a análise estatística global.
Estudo afirma que realmente existem seis continentes
Um estudo da Universidade de Derby, publicado na revista Gondwana Research, revelou que as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia ainda não se separaram, ao contrário do que se acreditava.
Jordan Phethean, líder da pesquisa, explica que essas placas estão se esticando e afastando, alterando nossa compreensão da formação e separação dos continentes.
Os cientistas indicam que essas áreas não são formações geográficas isoladas, mas partes interligadas de uma estrutura maior denominada “planalto magmático oceânico fraturado” (ROMP).
Esta descoberta sugere que a América do Norte e a Europa ainda estão em processo de fragmentação, o que implica que poderiam ser consideradas um único continente.
Características dos continentes
Antártida
Situada dentro do círculo polar antártico, a Antártida é uma vasta extensão de terra permanentemente coberta por gelo. É considerada o segundo menor continente.
África
Composta por 54 países, a África é o continente com os menores índices de desenvolvimento social e econômico.
Seu relevo é dominado por planaltos, com planícies costeiras e cadeias montanhosas no sul e noroeste. Possui climas equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo, e sua vegetação é formada por savanas, gramíneas e áreas desérticas.
Ásia
Representando um terço da superfície terrestre do planeta, a Ásia é composta por 50 países e destaca-se pela indústria de tecnologia.
Seu relevo é caracterizado por montanhas e planaltos, com climas variados como o siberiano, desértico e de monções.
América
Dividida em América do Norte, Central e do Sul, a América abrange 37 países. Na América do Norte, o relevo inclui planícies e cadeias montanhosas, com climas que vão do ártico ao desértico.
A América Central é montanhosa, com vulcões ativos e climas secos, quentes e frios, enquanto a América do Sul tem climas tropicais, temperados, secos e frios, com vegetação que varia de florestas tropicais a pradarias.
Europa
Conhecida como o Antigo Continente, a Europa inclui 49 países e possui climas temperados, como o continental, mediterrâneo e oceânico.
Suas paisagens apresentam um contraste entre terras baixas e cadeias montanhosas, com vegetação que varia de pradarias e florestas temperadas a taiga e tundra.
Oceania
Composta por 14 países, a Oceania foi o último continente descoberto. Seus climas incluem árido, tropical, subtropical e mediterrâneo.
O relevo é formado por planaltos, cordilheiras e cadeias montanhosas, e a vegetação é diversa, incluindo florestas tropicais e gramíneas.