Elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2012 o Relatório Mundial da Felicidade analisa a população global e estima quais são os ‘países mais felizes do mundo’ considerando sua situação econômica e social.
Para a pesquisa, foram levadas em consideração as avaliações de 1.000 cidadãos de cada um dos 137 países do ranking sobre fatores como PIB per capita, expectativa de vida, corrupção, como a percepção de felicidade variou após a pandemia, a guerra na Ucrânia ou o aumento dos preços, entre outros.
Especialistas detalham que o ponto comum dos países que ocupam as primeiras posições, é a resiliência aos desafios recentes. Resiliência é a capacidade de se adaptar a situações adversas com resultados positivos.
Qual é o país mais feliz do mundo?
Pelo sexto ano consecutivo, a Finlândia ocupa o primeiro lugar no ranking de países mais felizes, com uma pontuação significativamente superior à de todas as outras nações.
A felicidade da nação pode ser atribuída a vários fatores-chave, de acordo com especialistas da Universidade Aalto, na Finlândia. Um desses fatores é a capacidade do sistema de bem-estar finlandês em ajudar os cidadãos a se sentirem bem.
Benefícios de desemprego relativamente generosos e acesso quase gratuito à assistência médica são exemplos disso. Essas medidas ajudam a mitigar as fontes de infelicidade, resultando em menos pessoas na Finlândia altamente insatisfeitas com suas vidas.
O planejamento urbano também desempenha um papel importante na sensação de saúde e segurança das pessoas na Finlândia. O ambiente em que vivem está diretamente relacionado à sua felicidade, tornando-se crucial promover a saúde nas cidades. Segundo os pesquisadores, isso está intimamente ligado à sustentabilidade social e ao sentimento de conexão com a comunidade.
50 países mais felizes do mundo em 2023
No relatório deste ano, Israel subiu cinco pontos para eliminar a Suíça do quarto lugar. Além disso, a Holanda está novamente em quinto lugar. Alguns outros movimentos positivos no relatório deste ano incluem a Suécia e a Noruega.
O Canadá está em 13º lugar, um aumento de dois pontos em relação ao ano passado. Os EUA também subiram uma posição em relação ao ano passado, ocupando o 15º lugar.
A Bélgica subiu duas posições, para o 17. Novo no top 20 deste ano: a Lituânia, que subiu mais de 30 posições desde 2017. Veja a lista abaixo:
- Finlândia;
- Dinamarca;
- Islândia;
- Israel;
- Holanda;
- Suécia;
- Noruega;
- Suíça;
- Luxemburgo;
- Nova Zelândia;
- Áustria;
- Austrália;
- Canadá;
- Irlanda;
- Estados Unidos;
- Alemanha;
- Bélgica;
- República Tcheca;
- Reino Unido;
- Lituânia;
- França;
- Eslovênia;
- Costa Rica;
- Romênia;
- Singapura;
- Emirados Árabes Unidos;
- Taiwan;
- Uruguai;
- Eslováquia;
- Arábia Saudita;
- Estônia;
- Espanha;
- Itália;
- Kosovo;
- Chile;
- México;
- Malta;
- Panamá;
- Polônia;
- Nicarágua;
- Letônia;
- Bahrein;
- Guatemala;
- Cazaquistão;
- Sérvia;
- Chipre;
- Japão;
- Croácia;
- Brasil;
- El Salvador.
Quais são os 10 países mais felizes da América Latina?
- Costa Rica (23º lugar);
- Uruguai (28º lugar);
- Chile (35º lugar);
- México (36º lugar);
- Panamá (38º lugar);
- Nicarágua (40º lugar);
- Brasil (49º lugar);
- El Salvador (41º lugar);
- Argentina (52º lugar);
- Honduras (53º lugar).
No mapa global de felicidade, o Brasil ficou em 49º lugar, obtendo uma pontuação total de 6.125 pontos. Quando se trata de desigualdade de felicidade entre diferentes segmentos da população, o país ficou em 88º lugar. No entanto, a nação mais desigual nesse aspecto é o Afeganistão.
Ao analisar uma amostra de sete países-chave em suas regiões (Brasil, Egito, França, Índia, México, Indonésia e Estados Unidos), o Brasil teve um desempenho inferior na maioria dos aspectos relacionados às ligações sociais.
Ficou abaixo da média em termos de apoio da comunidade, conexões sociais e índices de solidão. No entanto, a satisfação em relacionamentos foi ligeiramente acima da média mundial.
Quais são os países mais infelizes do mundo?
O Afeganistão permanece no último lugar do ranking (posição que ocupa desde 2020) com uma crise humanitária agravada desde que o Talibã voltou ao poder em 2021, após a retirada das tropas lideradas pelos Estados Unidos.
Além dele, outros países considerados infelizes são aqueles que estão envolvidos em guerras ou enfrentando conflitos internos, como Líbano, Rússia e Ucrânia. Confira os 20 abaixo:
- Afeganistão;
- Líbano;
- Serra Leoa;
- Zimbábue;
- Congo;
- Botsuana;
- Malawi;
- Comores;
- Tanzânia;
- Zâmbia;
- Madagáscar;
- Índia;
- Libéria;
- Etiópia;
- Jordânia;
- Togo;
- Egito;
- Mali;
- Gâmbia;
- Bangladesh.