5 tipos de energia renovável que você pode ter em casa e não sabia

Uma forma de contribuir para a redução da pegada de carbono é adotar fontes de energia renovável em nossas residências; confira os principais tipos e como implementá-los.

Na busca por soluções mais sustentáveis e econômicas, muitas pessoas estão considerando a implementação de fontes de energia renovável em suas residências. Além dos tipos mais conhecidos, como solar e eólica, existem outras alternativas surpreendentes e menos populares que podem ser facilmente adotadas em casa.

continua depois da publicidade

Em suma, a energia renovável é obtida de fontes que podem ser regeneradas. Ela se distingue dos combustíveis fósseis devido à sua diversidade, disponibilidade e potencial de implementação global, além de ser menos poluente e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, atenuando problemas, como o aquecimento global. Confira os principais tipos a seguir.

5 tipos de energia renovável que você pode ter em casa

Leia também

1. Solar

A energia solar é uma das formas mais populares de energia renovável adotadas por residências em todo o mundo. Ela se baseia na conversão da luz solar em eletricidade por meio de painéis solares fotovoltaicos. Esses painéis podem ser instalados em telhados, paredes ou terrenos, capturando a energia do sol e convertendo-a em eletricidade limpa.

2. Eólica

A energia eólica é outra opção viável para produzir eletricidade em casa. Pequenos aerogeradores podem ser instalados em áreas de vento, como quintais ou telhados, para capturar a energia cinética do vento e transformá-la em eletricidade.

continua depois da publicidade

Assim como a energia solar, a energia eólica doméstica pode reduzir significativamente os custos de energia a longo prazo, além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

3. Geotérmica

A energia geotérmica envolve a captação do calor natural proveniente do interior da Terra. Embora sejam mais caros, os sistemas geotérmicos aproveitam a temperatura constante do solo a pouca profundidade da superfície para regular a temperatura interna da casa.

4. Biomassa

A energia da biomassa é gerada a partir de resíduos orgânicos, como restos de comida, resíduos de jardim e até mesmo esterco animal. A decomposição desses materiais libera gases, como o metano, que podem ser capturados e convertidos em eletricidade ou calor. Estes sistemas podem ser implementados em casa para gerar energia e reduzir a quantidade de lixo destinado a aterros sanitários.

continua depois da publicidade

5. Hídrica

Se você mora próximo a um rio, riacho ou qualquer outra fonte de água em movimento, a energia hídrica pode ser uma opção viável. Pequenas turbinas hidrelétricas podem ser instaladas para converter o fluxo de água em eletricidade. Embora essa seja uma opção mais limitada em termos de disponibilidade, pode ser altamente eficaz em locais adequados.

Leia também

Concursos em sua
cidade