Quem tem um automóvel usado sabe muito bem que é preciso fazer uma revisão preventiva de tempos em tempos. Se você está pensando em viajar no começo de 2023 e já tem bastante tempo que o seu veículo não visita uma oficina mecânica, essa matéria selecionou os cinco sinais de que é hora de fazer a manutenção no seu carro.
Caso ele esteja apresentando alguns dos problemas citados abaixo, não deixe de solucioná-los. Ficar procrastinando a correção nunca é o mais recomendado e pode gerar contratempos quando menos se espera. Confira.
Sinais de que é hora de fazer a manutenção no seu carro
1) Luzes de advertência acesas no painel de instrumentos
Esse é um dos principais sinais de que é hora de fazer a manutenção no seu carro. Luzes de advertências acesas no painel jamais devem ser ignoradas pelo motorista, já que elas podem indicar que algo no motor não está funcionando como deveria.
Nos automóveis em geral, no momento da partida, todas as luzes no painel de instrumentos se acendem e, poucos segundos depois, apagam. A única exceção é a luz indicadora do freio de estacionamento, quando o mesmo ainda está ativado.
Se qualquer outra luz se acender com o carro em movimento ou não se apagar depois da partida, é hora de procurar uma oficina mecânica de confiança para fazer um diagnóstico do possível problema e tentar localizar (e solucionar) a falha.
2) Dificuldade de partida
Outro dos sinais de que é hora de fazer a manutenção no seu carro. O seu veículo demora mais do que três segundos para funcionar quando você dá a partida nele? O motor pode estar com algum tipo de anomalia que precisa ser verificada por um mecânico especializado.
Quando um carro demora para entrar em funcionamento pode ser um indicativo de que a vida útil da bateria está no fim, problemas no alternador, no motor de partida ou até nas velas de ignição do motor. Por isso, recomendamos não negligenciar esse problema.
Muitas vezes, dependendo da experiência do mecânico, é possível resolver esse contratempo com rapidez. Um veículo com dificuldade de partida pode te deixar na mão quando menos se espera. E o socorro pode “doer” no seu bolso. Lembre-se disso.
3) Sinais de que é hora de fazer a manutenção no seu carro: Motor falhando
O seu automóvel vive sempre “engasgando” enquanto está em movimento, mesmo em velocidades menores do que 60 km/h? É melhor procurar uma oficina o quanto antes, pois esse problema não é normal e pode afetar outras partes do motor.
Existem diversas causas para que o motor de um automóvel apresente falhas em seu funcionamento: bicos injetores ou velas com sujeira, combustível ou lubrificante de qualidade duvidosa e até impurezas no sistema. Por isso, um diagnóstico de confiança é importante.
O que não vale é negligenciar esse problema e pegar a estrada com o motor do carro falhando. Muitas vezes, a solução pode ser mais simples do que se imagina. Lembre-se de que o motor de um veículo precisa estar em perfeitas condições de rodagem.
4) Barulhos no sistema de freio ou na suspensão
Esse também é um dos sinais de que é hora de fazer a manutenção no seu carro. Ruídos na suspensão ou na hora de frear o veículo merecem a devida atenção do motorista, já que podem indicar que algo não está funcionando como deveria.
Pode ser que a vida útil dos amortecedores ou das pastilhas de freio tenham chegado ao fim, o que necessita a troca das peças. Por isso, se você notar barulhos que fogem da normalidade na suspensão (dianteira ou traseira) ou ouvir um ruído sempre que acionar o pedal de freio, procure uma oficina mecânica com urgência.
Um carro com problemas nos freios pode colocar a vida de todos os ocupantes em risco. Já a suspensão com avarias pode comprometer o conforto dos passageiros a bordo. Não procrastine a solução para esses problemas, combinado?
5) Nível de óleo baixando com frequência
O último dos sinais de que é hora de fazer a manutenção no seu carro. Se o nível do óleo do motor do seu carro estiver baixando com uma certa periodicidade, é bastante provável que tenha algum vazamento. As causas para esse problema podem ser várias.
Por isso, caso esteja notando manchas escurecidas debaixo do seu veículo e o motor sempre está com o nível de óleo abaixo do limite mínimo indicado na vareta de verificação, recomendamos levá-lo para uma oficina especializada.
Vale lembrar que a falta de óleo lubrificante pode afetar diretamente várias peças do motor, reduzir a sua vida útil e até fundi-lo. Dessa forma, esse problema jamais deve ser ignorado. O seu bolso agradece.