O estresse é um mal que afeta indivíduos de todas as idades. A longo prazo, essa condição pode causar problemas físicos, como gastrite e enxaqueca, e psicológicos, como depressão, transtorno de ansiedade, entre outros. Por isso, é preciso prestar atenção aos sinais de que uma pessoa está estressada para saber quando é hora de parar e desacelerar.
Veja abaixo quais são estes sintomas e o que fazer para aliviá-los e viver a vida com mais leveza e saúde.
5 sinais de que uma pessoa está muito estressada
1. Irritabilidade
A irritabilidade é um dos sintomas mais evidentes quando se trata do impacto do estresse no corpo humano. Quando uma pessoa está nesta situação, sua tendência a ficar irritada aumenta consideravelmente.
Se pequenas coisas que anteriormente não lhe causavam incômodo agora desencadeiam raiva, ou se sua paciência parece estar esgotando mais rapidamente do que o habitual, é um alerta para prestar atenção ao seu estado mental.
2. Cansaço
Se, após um fim de semana de descanso, você ainda se sente esgotado, o estresse pode estar perturbando seu equilíbrio. Isso ocorre porque o corpo continua em um estado de alerta, mesmo durante períodos de repouso, resultando na sensação de que nunca se consegue recuperar totalmente.
3. Sintomas físicos
Manifestações físicas como dores musculares, tonturas e dores de cabeça são comuns em pessoas estressadas. A tensão nos músculos, muitas vezes causada por esta condição, pode desencadear desconfortos como dores nas costas, nas pernas e na cabeça.
Outros sintomas físicos incluem tonturas, náuseas, dores no peito e taquicardia. Além disso, pode ocorrer perda de libido e o desenvolvimento de hábitos prejudiciais, como roer unhas, consumo excessivo de álcool ou tabagismo.
4. Negatividade e alterações no humor
Um olhar negativo sobre o mundo é outra característica de quem enfrenta altos níveis de estresse. Sentir que tudo está indo mal e que a vida carece de propósito pode ser um sintoma desse estado. Muitas vezes, essa perspectiva pessimista também se manifesta através de mudanças de humor frequentes.
5. Falta de concentração
O estresse mantém o cérebro em alerta constante, o que pode levar a dificuldades em se concentrar e lembrar informações relevantes. Compromissos e eventos essenciais podem ser esquecidos, prejudicando a qualidade de vida.
É crucial reconhecer que este problema pode estar lhe afetando e avaliar se seu estilo de vida está sobrecarregado. Além de buscar ajuda profissional, você pode adotar hábitos saudáveis e desenvolver novas estratégias de enfrentamento para lidar com os desafios cotidianos de maneira mais tranquila e resiliente.