Escolher uma profissão é um desafio, pois existem uma série de fatores que precisam ser considerados nessa decisão, principalmente pelo impacto na vida profissional e no futuro. Neste contexto, existem 5 segredos que ninguém te conta para escolher a carreira certa que não são compartilhados em processos seletivos ou jornadas vocacionais.
Sobretudo, são questões que podem reduzir a pressão e o medo de dar um primeiro passo, pois te auxiliam a ver esse processo com mais tranquilidade. Além disso, podem orientar a sua escolha com uma perspectiva mais ampla. Saiba mais informações a seguir e descubra quais são esses segredos:
5 coisas que não te falam sobre escolher a sua carreira
1. A decisão é completamente sua
Ainda que pareça óbvio, isso precisa ser dito. A decisão da sua carreira é sua, não dos seus amigos, familiares e companheiros de relacionamento. Mesmo que todos tenham uma opinião, sugestão ou recomendação a fazer, cabe a você escolher o que deseja para si mesmo e para o seu futuro profissional.
2. Nada é escrito em pedra
Você não precisa escolher uma carreira e permanecer nela até o final da sua vida, ou escolher um caminho que seja limitado. Atualmente, grande parte dos profissionais experientes opta por uma transição de carreira ao longo da jornada, sem contar que existem opções com mais liberdade e flexibilidade.
3. Você pode experimentar
Realizar estágios remunerados e não remunerados, se inscrever em ações voluntárias e até assinar contratos temporários são possibilidades para você experimentar se aquela carreira é para você mesmo. Não tenha medo de colocar a mão na massa antes de decidir entrar de cabeça em uma profissão.
4. Mudar de ideia faz parte
Pode ser que algo que faça sentido para você agora se perca daqui a alguns anos, e está tudo bem. As mudanças podem acontecer por diversos motivos e você tem o direito de passar por elas.
5. Você não está sozinho
A dúvida e dificuldade de escolher uma carreira afeta desde os estudantes do Ensino Médio até profissionais que são referências no mercado de trabalho. Esse é um sentimento comum, então não tenha medo do que está acontecendo.