5 segredos para manter seus vegetais frescos por mais tempo

Estes são alguns segredos para manter seus vegetais frescos por mais tempo, que podem ajudar você a economizar dinheiro e evitar o desperdício.

Você sabia que existem alguns segredos para manter seus vegetais frescos por mais tempo? Muitas vezes, compramos verduras, legumes e frutas e acabamos desperdiçando uma parte porque estragam antes de consumirmos.

Isso pode ser evitado se soubermos como armazenar, higienizar e conservar esses alimentos da forma correta. Portanto, veja alguns segredos que podem fazer esses alimentos durarem mais e manterem suas propriedades nutricionais.

Como manter verduras frescas por mais tempo?

1. Escolha bem os vegetais na hora da compra

Leia também

O primeiro passo para manter seus vegetais frescos por mais tempo é escolhê-los bem na hora da compra. Prefira os que estão mais firmes, inteiros, sem machucados, sem manchas e sem sinais de apodrecimento.

Evite os que estão muito maduros, murchos, amassados ou com partes podres. Também observe a data de validade e a procedência dos vegetais, e compre apenas a quantidade que você vai consumir em um curto período de tempo.

2. Armazene os vegetais de acordo com suas características

Alguns vegetais devem ficar fora da geladeira, outros devem ficar dentro, e outros devem ficar em locais específicos. Por exemplo, os legumes, como batata, cenoura, beterraba, mandioca, etc., devem ficar em locais frescos, secos e escuros, como armários ou gavetas.

Já os de folha, como alface, couve, espinafre, etc., devem ficar na geladeira, de preferência na gaveta inferior, que é mais úmida.

E aqueles que continuam amadurecendo depois de colhidos devem ficar fora da geladeira até atingirem o ponto ideal de consumo, e depois devem ser refrigerados.

3. Higienize os vegetais antes de guardar

O terceiro segredo para manter seus vegetais frescos por mais tempo é higienizá-los antes de guardar. Isso ajuda a eliminar as bactérias, os fungos, os insetos, os agrotóxicos e outras impurezas que podem acelerar o processo de deterioração desses alimentos. Para fazer isso, siga as recomendações abaixo:

  • Lave bem os vegetais em água corrente, esfregando com as mãos ou com uma escovinha;
  • Coloque-os em uma solução de água com vinagre, na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água, e deixe de molho por 15 minutos;
  • Enxágue-os em água corrente, para remover os resíduos da solução;
  • Seque bem os vegetais com um pano limpo ou papel toalha, para evitar a proliferação de fungos.

4. Embale os vegetais adequadamente

Embalar os vegetais corretamente ajuda a protegê-los da umidade, do oxigênio, da luz e de outros fatores que podem afetar sua qualidade.

Para isso, você pode usar sacos plásticos, potes de vidro, papel alumínio, papel toalha ou outros recipientes que sejam limpos, secos e que possam ser fechados.

Alguns vegetais, como alho, cebola, abóbora, etc., não precisam ser embalados, pois têm uma casca protetora. Outros, como alface, espinafre, couve-flor, etc., podem ser enrolados em papel toalha, que absorve o excesso de umidade.

No caso de cenoura, pepino, pimentão, etc., estes podem ser cortados em pedaços e colocados em potes de vidro com água, que mantém a hidratação.

5. Consuma os vegetais na ordem certa

Por fim, você deve consumi-los na ordem certa. Isso significa dar prioridade aos vegetais que estragam mais rápido, e deixar os que duram mais para depois. Assim, você evita o desperdício e aproveita melhor os nutrientes destes alimentos.